Respostas
A Pandemia
O novo coronavírus (COVID-19) vem da família corona, que é uma família de vírus que existe à séculos, mas só causou duas epidemias no passado. Uma delas foi na Europa em 2003, causada pelo coronavírus SARS-CoV, e outra foi no Oriente Médio em 2012, causada pelo coronavírus MERS-CoV. O novo coronavírus também é chamado de SARS-CoV2 porque ele pertence a linhagem do SARS-CoV.
Os vírus desta família geralmente se hospedam em animais, e tem dificuldades em passar para humanos. Mas, uma série de fatores (como falta de higiene, comércio ilegal de animais selvagens, etc) levou o COVID-19 a conseguir passar de um morcego para um comerciante chinês que vivia em Wuhan.
Ainda não se têm certeza, mas os cientistas imaginam que o morcego infectado transmitiu a doença para um pangolim (um tipo de tatu) e este pangolim foi levado a feira de animais, onde infectou um comerciante. Isto aconteceu no fim de Dezembro.
Na semana da primeira infecção, foram detectados quase 30 casos do novo vírus, o que alertou o hospital da região. O hospital avisou que havia um vírus desconhecido se espalhando, mas não recebeu atenção.
Foi só no começo de Janeiro que as autoridades de saúde da China checaram os casos e confirmaram que era mesmo uma nova variação do vírus, capaz de infectar humanos. Rapidamente todo o sistema de saúde da China se preparou para o pior, e as medidas de contenção começaram. Infelizmente, muitas pessoas desrespeitaram estás medidas e o vírus consegui se espalhar para outros países. E para nosso azar, os outros países estavam bem menos preparados que a China, o que levou o vírus a se espalhar pelo mundo inteiro. Até o fim de Janeiro já haviam pequenos casos em países além da China, e em Fevereiro o vírus havia se espalhado completamente pelo mundo.
No Brasil, mesmo sabendo da doença, as pessoas não permitiram o cancelamento do carnaval, o que ajudou o vírus a se espalhar muito rápido aqui. Quando os casos começaram a ficar sérios, os governos liberaram verba pra vários grupos de cientistas começarem a estudar o vírus e desenvolver uma vacina. Depois de entender os períodos de infecção do virus, os cientistas conseguiram descobrir que a vacina para ele demoraria cerca de 1 ano ou mais. O resto da história você já sabe. Os casos se espalharam, as pessoas desrespeitaram a contenção e a quarentena e graças a elas, hoje, dia 23 de junho, chegamos a 480.000 pessoas mortas por esse vírus. Mesmo sendo um número baixo para uma pandemia, são muitas vidas perdidas, em diversos países. Atualmente, a China esteve perto de encerrar o contágio. A quarentena rígida deles impediu muitas infecções, mas assim que eles encerraram a quarentena, uma nova onda de infecções começou. Aqui no Brasil, demoramos para começar a quarentena, e a população já que acabar com ela. A reabertura dos comércios em São Paulo semana passada já era mostrando um número grande de novos casos surgindo.
Devemos ficar atentos, isto ainda não acabou, e não está nem perto de acabar. Felizmente, vários laboratórios e grupos de cientistas mostraram que alguns protótipos da vacina já estão sendo testados, o que indica que em 2 ou 3 meses já conseguiremos uma vacina em nível global.
Como ele Funciona?
Este novo coronavírus entra no corpo através do nariz, da boca, ou dos olhos. Ele encontra seu caminho até o pulmão e se instala lá. Ele começa a se espalhar e causa tosses e espirros para espalhar parte dele para outra pessoa. Depois de uma semana se espalhando silenciosamente, o corpo começa a percebe-lo e os anticorpos começam a combate-lo. Aí é que você começa a sentir os sintomas. Os sintomas variam muito, você pode ficar só com uma gripe, pode ficar com faltas de ar, ou pode ficar com uma pneumonia grave, e ter a vida em risco. Não sabemos exatamente qual tipo de pessoa ele afeta mais, mas já temos certeza que em idosos ele causa mais danos porque eles tem anticorpos mais fracos. Pessoas com problemas de coração e de respiração também sofrem mais com ele.
Depois de 2 semanas dentro do seu corpo, caso você tenha resistido ao vírus, os seu anticorpos conseguirão eliminá-lo e você estará bem novamente.
Este texto foi elaborado por mim, deu trabalho pra fazer, então por favor não copie nem compartilhe sem me avisar primeiro! Muito obrigado =)
Explicação:Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas e os idosos a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.