AJUDA PFFFF URGENTE
Julgue (V ou F) as afirmativas a seguir referentes aos vírus:
I.O vírus é considerado um ser vivo por apresentar organização celular.
II. O envoltório que circunda o material genético d vírus é de natureza proteica.
III. Em geral, os vírus apresentam DNA ou RNA com material genético.
IV.Os vírus independem de outro ser vivo para a sua reprodução.
V. Varíola, sarampo e gripe são doenças causadas por vírus.
( ) II ( ) III ( ) IV ( ) V
Respostas
Resposta:
i - Segue a explicação
ii - V
iii - V
iv - F
v - V
Explicação:
i - Essa pergunta é complicada de responder, já que uma das maiores razões pro vírus ser considerado um ser vivo é o fato dele possuir matérial genético, e uma das razões para que ele não seja considerado um ser vivo é a de que ele não possui metabolismo próprio, mas pessoalmente eu nunca ouvi sobre o argumento dele ser um ser vivo por "apresentar organização celular". Ai cabe a você interpretar esta alternativa e marcar V ou F de acordo com sua interpretação
ii - o capsídeo viral, consiste principalmente de glicoproteínas e fosfolipídeos adquiridos de uma célula hospedeira (ao infectar uma célula, utilizar de seu metabolismo para multiplicar-se o vírus utiliza os restos do capsídeo da célula -não me lembro se é para proteção ou para fazer com que outras células reconheçam um vírus, a.k.a disfarce.)
iii - Sim!!! os vírus também podem apresentar DNA, não somente o RNA e alguns apresentam ambos megalo vírus
Acho importante também citar os famosos retrovírus, que são vírus de RNA que possuem uma enzima (transcriptase reversa) que permite que o vírus infecte seres que utilizam DNA (ser humano). Este vírus utiliza esta enzima para transcrever o RNA em DNA e assim fazer com que a célula reproduza as células virais a partir do código genético viral.
iv - Mesmo possuindo material genético, os vírus não possuem metabolismo próprio dependendo assim de outro ser vivo para se reproduzir. Tal fato provoca a dúvida se o vírus é ou não um ser vivo.
v - Ambas as três são virais, sendo a varíola considerada erradicada desde os anos 80.