Você faz parte de um importante comitê de avaliação da ONU (Organização das Nações Unidas) e precisa elaborar um parecer sobre alguns países selecionados. As suas conclusões irão afetar profundamente o destino de recursos financeiros que serão direcionados para o financiamento da região e no seu desenvolvimento econômico. Para elaborar suas conclusões, você constrói um comparativo levando em consideração suas aulas de desenvolvimento econômico, na qual seu professor ressaltou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas: renda, educação e saúde. País Expectativa de Vida (anos) Escolaridade Média (anos) Renda per capita Noruega 81,1 12,6 47557 EUA 78,5 12,4 43017 Argentina 75,9 9,3 14527 Cuba 79,1 9,9 5416 Brasil 73,5 7,2 10162 Zimbábue 51,4 7,2 376 Etiópia 59,3 1,5 971 Considerando os dados apresentados na tabela, qual seria seu parecer para a ONU?
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Fica claro que países como a Noruega e EUA, por exemplo, possuem excelentes índices de desenvolvimento econômico a julgar por sua renda per capita, média de escolaridade e expectativa de vida. Trata-se, portanto, de um processo histórico de crescimento sustentado da renda média da população, aliado à acumulação de capital e ao avanço do conhecimento e do progresso técnico voltado, sobretudo, para a produção. Esses fatores em conjunto melhoram a expectativa de vida em uma relação causal e progressiva ao longo dos anos. Por outro lado, países como Zimbábue e Etiópia apresentam índices de desenvolvimento humano entre os piores do planeta.
Se considerarmos que o desenvolvimento é um processo histórico e cumulativo, os recursos financeiros da ONU devem ser direcionados, em grande parte, para esses países que necessitam investir em uma ruptura no atual modelo econômico e apostar em melhores condições humanas para colocar sua nação no trilho do desenvolvimento.
Explicação: