a) Explique por que a gasolina e o querosene apresentam uma faixa de temperatura de ebulição (intervalo), enquanto o etanol apresenta temperatura de ebulição determinada. b) Qual é a temperatura mínima da gasolina para que ocorra combustão quando uma chama se aproxima dela? E do querosene? c) A partir desses dados, explique o fato de que os carros movidos a álcool mais antigos apresentavam dificuldades para dar partida em dias frios.
Respostas
Resposta:
a) A gasolina e o querosene são exemplos de misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo. Sendo misturas, não tem temperatura de ebulição definida. Já o álcool sendo uma substância pura tem a temperatura de ebulição bem definida.
b) Ponto de fulgor é a temperatura mínima em que um combustível começa a desprender vapores que, se entrarem em contato com alguma fonte externa de calor, se incendeiam. O ponto de fulgor varia de combustível a combustível. Para a gasolina ele é de – 42º C (menos quarenta e dois graus centígrados) e para o querosene é de 37,8°C (trinta e sete vírgula oito graus centígrados).
c) O problema acontece porque é mais dificil queimar o alcool num dia frio. É por isso que os carros a alcool, e flex têm além do tanque de combustivel um compartimento de gasolina. Quando está frio, mesmo que tenha alcool no tanque principal, o carro dá a partida com a gasolina, até que o motor esquente um pouco. Os carros mais antigos, não tinham tantos termometros e outros sensores, assim, era mais dificil dar a partida com alcool
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/2302479#readmore
Espero ter ajudado, bons estudos.
Explicação:
RESUMO
A)A gasolina e o querosene são exemplos de misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo e o álcool é substância pura
B)Gasolina é -42°C e o querosene é 37,8°C
C)O problema acontece porque é difícil o álcool queimar num dia frio