• Matéria: História
  • Autor: juliamorganadolsan
  • Perguntado 6 anos atrás

Que mudança houve na segunda proposta que convenceu Portugal a aceitar o acordo? Considerando que essa negociação ocorreu seis anos antes da chegada de Cabral ao atual Brasil,que hipótese podemos levantarvsobre os interesses portugueses nessa divisão?


juliamorganadolsan: Por favor me ajudem!!!!!!
THIAGO48270: Oi Julia tudo bem?

Respostas

respondido por: vavasdc
263

Há estudos que apontam que Portugal já tinha conhecimento da faixa litorânea do que hoje é o Brasil antes dos espanhóis, por isso, recusou a primeira proposta, que considerava tal território pertencente à Espanha.

A mudança da 1ª para a 2ª proposta foi que Portugal fez com que sua nova terra americana fosse protegida e, os espanhóis, por serem desconhecedores de tal situação, aceitaram esse novo tratado sem problemas.  

Dessa forma, como dito inicialmente, podemos fomentar a hipótese de que os portugueses chegaram no continente americano antes mesmo de Colombo, mas que não deram a devida importância por estarem envolvidos com o comércio oriental...

Espero ter ajudado :)

respondido por: andredeggau
49

A negociação do Tratado de Tordesilhas dava a Portugal as terras que hoje ficam no litoral do Brasil, em linha que ia do atual nordeste até o atual estado de Santa Catarina.

Portugal muito provavelmente aceitou a linha proposta em 1492 porque já sabia ou imaginava a existência dessas terras que hoje formam o Brasil. Oficialmente, porém, Portugal descobriu o Brasil em 1500.

Isso nos permite especular que, possivelmente, a expedição de Pedro Álvares Cabral não descobriu o Brasil por acidente, como se costuma acreditar. Provavelmente, Cabral sabia ou imaginava que encontraria terras ali.

Saiba mais sobre Pedro Álvares Cabral: https://brainly.com.br/tarefa/24848491

Anexos:
Perguntas similares