• Matéria: História
  • Autor: lyncenegra
  • Perguntado 6 anos atrás

Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que: *

A. era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às ideias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.
B. diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembleias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.
C. ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.
D. dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.​

Respostas

respondido por: lulyteteca
363

Resposta:

Alternativa correta: c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.

Explicação:

A alternativa "c" revela o que aconteceu na época devido ao movimento fascista. Por outro lado, as outras fazem referência a fatos que não ocorreram como "liberdades civis", intervenção das câmeras municipais, "boa vontade das elites" e o socorro à economia cafeeira.

respondido por: makmorales
386

Letra C: sobre o Estado Novo de Getúlio Vargas é possível apontar que o mesmo foi composto pela imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.

Ao mesmo tempo e, paradoxalmente, foi no Estado Novo de Getúlio Vargas que o Brasil rompeu com seu modelo agrário-exportador e passou a vivenciar um período de industrialização e modernização da economia, rompendo também com o antigo poder das oligarquias agrárias, sobretudo as do Estado de São Paulo.  

Perguntas similares