• Matéria: História
  • Autor: leticia4321dssoares
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Quais as motivações das revoltas que eclodiram na América Portuguesa? 2) Quais são as interpretações historiográficas acerca das relações entre colônia e metrópole? 3) Na sua opinião,qual dessas interpretações historiográficas explica melhor a eclosão das revoltas na América Portuguesa?


vitordospassos26: 3-A visão revisionista das revoltas coloniais é a que melhor explica a ocorrência das mesmas.
leticia4321dssoares: vlw man

Respostas

respondido por: Laysanaylarabastos02
55

Resposta:

1. Algumas delas são ligadas a políticas metropolitanas, outras derivaram de interesses específicos do vassalo de Portugal.

2. Nesse aspecto, temos que a colônia pode ser tida como o local de exploração da metrópole. Ao longo da história tivemos outras formas de colônia como a de povoamento, esta estando presente na região norte da América.

Já a metrópole envolve um centro de poder que está geralmente relacionada aos países da Europa e que comandava diversas colônias.

3. A melhor interpretação historiográfica para época é a revisionista tendo em vista que possibilita ter um olhar sobre a população da época para entender o que as levou a tais revoltas, já que as condições de vida local eram precárias.

Explicação:

As respostas não são minhas apenas juntei de outras pessoas pra facilitar!

^-^

respondido por: vanessafonntoura
12

1 - As maiores motivações para as revoltas que ocorreram na América Portuguesa foram as políticas das metrópoles que eram adicionadas para a colônia.

Existiam diversos interesses em relação aos colonos como as disputas de terras, os enfrentamento de potentados e as reações políticas quanto as câmaras.

Algumas das revoltas são

  • Conspiração dos Suassunas (1801)
  • Revolução Pernambucana (1817)
  • Guerra da Independência do Brasil (1821–1824)

Existia uma insatisfação mediante aos excessos de práticas quanto a exploração que ocorriam pelas colônias. Críticas quanto o aumento excessivo de impostos e pelo controle do comercia também na vida dos nativos. Também ocorriam disputas internas pelo poder.

Leia mais sobre em: https://brainly.com.br/tarefa/9437841

 

2 - As relações entre a colônia e a metrópole tiveram várias interpretações entre elas uma visão reducionista pela crença da colônia submissa que não tinha uma vida própria. Essa é uma visão reducionista que reduzia a natureza das colônias a metrópole.

Nesse tipo de interpretação que apresentava como os interesses econômicos das colônias só existissem em relação a metrópole.  

Outra visão apresentada é uma versão revisionista que irá apontar para interesses que são específicos para os colonos. A colônia, nessa visão tinha uma estrutura interna, criada nas relações de poder, pelas populações coloniais, na ocorrências das revoltas.

Na visão historiográfica existia uma suposta espécie de convenção entre Portugal e seus vassalos que estavam na América Portuguesa para manter a paz.

Leia mais sobre em: https://brainly.com.br/tarefa/10306269

3.  A eclosão das revoltas na América Portuguesa podem ser interpretadas principalmente pela visão revisionista.

Essa visão olha novamente para a história e aponta que os colonos tinham determinadas estruturas e sistemas de existência que são únicos para sua ocorrência.

Sendo assim, seus elementos são particulares pois são formados por um tipo de sociedade que não era igual as da metrópole. Os interesses eram diferentes e, sendo assim, por vezes poderiam ir de encontro com os interesses da colônia.

De modo que os conflitos pelas diferenças e os interesses fizeram eclodir as revoltas.

Leia mais sobre em: https://brainly.com.br/tarefa/2506545

Espero ter ajudado.  

Anexos:
Perguntas similares