se o negros e brancos existem a bilhões de anos pq o racismo aconteceu muitos anos depois?ou o racismo sempre existiu?
Respostas
Explicação:
No Brasil, vivemos um a política extremamente racista e preconceituosa, muito mais forte na questão racial do que em qualquer uma outra; exemplo: nossa sociedade nunca se manisfestou contraria a nenhuma política direcionada, como para: mulheres, indígenas, idosos, adolescentes, deficientes. Mas hoje, o que está em pauta são as cotas raciais (diga-se de passagem, que o movimento negro brasileiro sempre tem suas reinvidicações divididas com outros setores) \”para uma sociedade que se diz não ser racista e discriminatória\”. É bastante contraditório ir contra as cotas, mesmo esta sociedade sabendo que historicamente que o negro foi neste pais o único a sofrer todos os percausos; pejorativos e deplorativos desde a \”abolição\” da escravatura no Brasil, inclusive com criação de instituição especifica para sua marginalização, que é o caso da Polícia Militar. E é fato, que a discusão sobre as cotas está posta desde sua adessão pelo Estado do Rio de Janeiro em 2001/2003. Por mais que nossa mídia tenha incitado a população com suas falácias, ela está ai, está em algumas universidades, está no Congresso e na pauta do Palácio do Planalto. Por isso, o parabenizo pela iniciativa de trabalhar na construção do que é imerativo para a construção de uma sociedade mais justa e igual. Que venha a adequação no sistema de seleção, Vestibular, Provão e etc….
Negros e brancos foram separados geograficamente por muitos anos, pelo mesmo motivo de termos diferentes tons de pele. Pessoas de pele negra habitavam regiões de climas mais quentes (como o Brasil e a África), afastado dos brancos, que habitavam regiões mais frias (parte da Ásia, Europa). Esses povos começaram a se misturar com as buscas vindas dos europeus e da colonização, que se sentiam superiores aos negros por usarem mais roupas (devido ao frio) e por outros motivos.
Muitos se perguntam o porquê dos europeus terem começado as buscas em outros países, e não os americanos, por exemplo. Bom, isso aconteceu pela necessidade de suprimentos, viver em uma região extremamente fria exige o conhecimento do fogo e das buscas mais avançadas por suprimentos, algo que nunca foi necessário aqui na região do Brasil, por exemplo. Os indígenas daqui não usavam muitas roupas por causa do calor, do mesmo jeito que não precisavam ir longe pegar algo quando se tinha tudo necessário em volta (alimentos, abrigo, água potável). Então, os europeus chegaram na América se sentindo superiores por serem mais avançados cientificamente e com uma noção extremamente eurocêntrica de que tudo diferente da Europa é ruim. Claro que nada justifica o racismo e que a visão européia sobre os indígenas era muito errada, mas quis deixar aqui a minha explicação histórica pra isso.
Espero ter ajudado :)