• Matéria: Biologia
  • Autor: lafon7581
  • Perguntado 6 anos atrás

URGENTEEEEEEEEEE O que são brácteas e qual a importância para os vegetais?

Respostas

respondido por: danielqueiroz011
0

Resposta:

Brácteas são estruturas foliáceas associadas às inflorescências das Angiospermas. Têm origem foliar e a função original de proteger a inflorescência ou as flores em desenvolvimento.

respondido por: TayMay
1

Explicação:

Bactérias

O que são?

As bactérias são seres unicelulares, sendo procariontes (que não têm uma membrana separando o material genético do citoplasma) e a maioria delas possuem organismos heterótrofos (são seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado).

Estrutura

Independente da forma assumida pela bactéria, as células bacterianas contém quatro componentes fundamentais a qualquer célula: membrana plasmática, citoplasma, ribossomos e uma molécula de DNA circular, que constitui o único cromossomo bacteriano. A região ocupada pelo cromossomo bacteriano costuma ser denominada nucleoide.

Externamente à membrana plasmática existe uma parede celular (estrutura constituída de peptideoglicano, que fornece proteção à célula), podendo, ainda, apresentar, externamente a parede celular, uma cápsula.

É comum existirem plasmídeos (moléculas de DNA circular não ligadas ao cromossomo bacteriano) espalhadas pelo citoplasma. Plasmídeos costumam ter genes para resistência a antibióticos.

A reprodução e os Esporos

As bactérias se reproduzem por divisão simples da célula em duas partes iguais, processo este chamado de bipartição (reprodução assexuada) . Após alguns minutos, as duas bactérias formadas podem fazer nova divisão, o que resulta em quatro novos indivíduos, e assim sucessivamente. Havendo boas condições ambientais, inclusive quanto às condições de alimentos, essa reprodução continua.

Sob condições desfavoráveis, como altas temperaturas e falta de água, as bactérias reúnem o material genético em uma ou nas duas extremidades da célula, formando-se aí pequenas esferas de membrana grossa, os esporos. Os esporos são células resistentes que podem permanecer sem atividade aparente por longos períodos, até anos. Quando as condições ambientais voltam a ser boas, cada um dos esporos se desenvolve, originando uma nova bactéria, ativa.

Algumas outras bactérias podem se reproduzir sexuadamente, ou seja, ocorre recombinação genética. É o caso da conjugação, na qual bactérias geneticamente diferentes se unem por meio de pontes citoplasmáticas. Uma delas, a bactéria doadora, injeta parte de seu material genético na outra, a bactéria receptora. Em seguida, as bactérias se separam e, na receptora, haverá recombinações entre o DNA existente anteriormente e o recém recebido .

Importância

Bactérias dentro do corpo humano nem sempre são sinal de doença. Muito pelo contrário: cada milímetro quadrado de um intestino saudável deve ter cerca de dez bilhões de micro-organismos vivendo nele para funcionar corretamente. Essa é a chamada a flora intestinal, que, em muitos casos, tem seu número reduzido, seja por alguma enfermidade e/ou pelo uso de antibióticos. Isso não apenas dificulta a digestão, como torna o aparelho digestivo vulnerável ao ataque de micro-organismos nocivos (prejudiciais) .

Não é somente o homem que se beneficia das associações com bactérias. Esses microrganismos também vivem no intestino de ruminantes (são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago), ajudando-os na digestão da celulose.

No solo, existem bactérias que usam o nitrogênio do ar e o convertem em compostos úteis para as plantas; um processo denominado fixação do nitrogênio. Há ainda aquelas decompositoras que atuam na transformação da matéria orgânica em inorgânica; por exemplo: transformação de lixo ou indivíduos mortos em água e sais minerais.

Existem também várias espécies de bactérias usadas na preparação de comidas ou bebidas fermentadas, incluindo queijos, picles, molho de soja, chucrute, vinagre iogurte.

Com técnicas da biotecnologia, foram "criadas" as bactérias transgênicas capazes de produzir drogas terapêuticas, como a insulina, e de promover biodegradação de lixos tóxicos, incluindo derrames de hidrocarbonetos, como petróleo.

Mas é o papel das bactérias na saúde, como agentes infecciosos, o mais bem conhecido: o tétano, a febre tifoide, a pneumonia, a sífilis, a cólera e a tuberculose são apenas alguns exemplos. Vale lembrar que, nas plantas, as bactérias também podem causar doenças.

Perguntas similares