Leia o texto para responder à questão abaixo.
Etanol
Combustível ecologicamente correto, ou etanol não afeta a camada de ozônio, já que é produzido a partir de cana-de-açúcar, que ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese nos canais. Além disso, o plantio e o cultivo de cana-de-açúcar aumentam a absorção da água das luvas. A produção tem baixo consumo de fertilizantes e defensivos e apresenta níveis inferiores a perda de solo.
. Adaptado para fins pedagógicos.
É vantagem da produção de biocombustíveis:
A-
Utilizam fontes renováveis.
B-
Precisam de muita energia para sua produção.
C-
Não prejudicam o meio ambiente.
D-
Diminuir a biodiversidade.
E-
Afeta a população ribeirinha
Respostas
Resposta:
A-O uso de energias renováveis no Brasil é comum pela utilização da energia hídrica, solar, eólica e biomassa. O aproveitamento das fontes renováveis deve ser destacado pois, além de auxiliarem na preservação do meio ambiente, também são eficientes na geração de energia elétrica
B-Fontes alternativas de energia são opções energéticas abundantes, renováveis e que causam pouco impacto negativo ao meio ambiente. Essas fontes energéticas representam uma alternativa às fontes convencionais (petróleo, carvão, gás natural), que provocam inúmeros problemas ambientais, como o agravamento do efeito estufa.
C-O álcool evapora e não provoca reações secundárias na atmosfera. É difícil imaginar um acidente ambiental com etanol. São tantas vantagens que a indústria automobilística nacional tem concentrado a produção nos veículos flex fuel, que podem circular com álcool, gasolina ou com os dois combustíveis
D-desculpa mas n sei
E-Este trabalho analisa a relação entre o mercado de gasolina e o de etanol. A literatura relaciona apenas o efeito substituição entre os combustíveis. No entanto, o Brasil, além de possuir um substituto direto da gasolina (o etanol), possui o etanol misturado na gasolina, de forma que pode existir um efeito complementaridade. Dessa forma, por meio do modelo de Vetores Autorregressivos Estruturais, procurou-se entender esses dois efeitos. Com relação aos resultados, nota-se no curto prazo que o efeito do preço da gasolina é maior na demanda de etanol. Em longo prazo, porém, os consumidores aumentam a demanda pelo biocombustível. Além disso, a entrada dos veículos flex no Brasil não ocasionou um aumento na demanda e no preço do etanol, porém, a crise afetou positivamente o preço do biocombustível. Como implicação, nota-se que a escolha do consumidor pela gasolina é predominante no curto prazo. No entanto, um aumento repentino no preço do combustível fóssil leva a uma substituição de combustíveis no prazo. Deve-se, assim, garantir o abastecimento de etanol no mercado doméstico para não afetar o consumidor com o aumento dos dois combustíveis no longo prazo.
Palavras-Chave: Gasolina; etanol; efeito substituição; efeito complementaridade; vetores autorregressivos estruturais
espero ter ajudado