“Seria conveniente que os nossos lavradores simultaneamente dividissem a sua indústria e não se ocupassem de um só ramo, fazendo por consequência dar-lhe queda mortal. Aqueles que primeiro se aplicassem a esses diversos objetos seriam felizes”. A afirmativa escrita em 1847 pelo Barão de Paty do Alferes, grande fazendeiro de café no Rio de Janeiro, critica uma característica das estruturas de produção desenvolvidas no Brasil desde o início da colonização. A característica criticada é:
(A) a produção diversificada para atender ao crescente consumo de alimentos do mercado europeu.
(B) a expansão limitada da produção favorecida pela disponibilidade de mão de obra de custo baixíssimo – o escravo.
(C) o caráter especializado da agricultura desenvolvida em articulação com o comércio atlântico da época moderna.
(D) a elevada produtividade consequente à introdução intensa de recursos tecnológicos, possibilita pela acumulação de capital na colônia.
(E) a associação entre a produção agrícola e a nascente indústria, ambas vinculadas à organização escravista da produção.
canutto25:
colando , tudo safado
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra b
Explicação:
estudei isso em história
espero ter ajudado
respondido por:
0
A crítica presente no texto refere-se ao desenvolvimento produtivo ocorrido no cenário colonial brasileiro por meio da monocultura, a qual era realizada em grandes extensões de terras - os latifúndios.
A economia brasileira
A produção do café nesse território foi um dos exemplos de monocultura realizada, entretanto, pode-se mencionar também o ciclo açucareiro e o ciclo da mineração, os quais apresentaram as mesmas características. Nesse sentido, a produção limitada somada à utilização da mão de obra escrava ou de pouca especialização dificultavam a expansão e diversificação da economia nacional.
Saiba mais sobre o ciclo do café no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/1285512
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás