(UFAM – 2016) No período republicano (509 a 31 a.C.), a estrutura do poder em Roma se concentrou em instituições como o Senado, as assembleias e as magistraturas que abrangiam o conjunto dos cargos do poder executivo, como os dos cônsules, pretores, questores e edis.
Sobre as instituições da República romana analise as afirmativas a seguir:
I. O Senado compunha -se de 300 membros vitalícios, escolhidos entre os cidadãos mais importantes da República romana. Inicialmente apenas entre os patrícios.
II. Em Roma destacaram -se três tipos de assembleias: a assembleia por centúrias, a por tribos e os concílios da plebe.
III. A participação política dos cidadãos na Roma republicana se dava, principalmente, através das assembleias: com a participação das mulheres e ex-escravos (libertos).
IV. Os pretores eram encarregados da justiça, do recenseamento dos cidadãos, da organização de festas cívicas e religiosa s e do policiamento urbano.
V. Os cônsules (em número de dois), principais magistrados da República, comandavam o exército, dirigiam o Estado e convocavam o Senado.
Assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Letra B
Explicação:
I é verdadeira; sabendo disso podemos eliminar a letra D. III é falsa, somente homens livres de pais romanos tinha o direito de participar da vida política; sabendo disso podemos eliminar as letras A e C, ficando, então, com a letra B.
respondido por:
7
Resposta: letra B
Explicação:
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás