LEIA A SEGUIR UM TRECHO DE UMA CARTA ENDEREÇADA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL NO ANO DE 1924. ( 1 ) Interroguei numerosos eleitores, em regra tabaréus boçalíssimos e poucos encontrei que soubessem sequer o nome do candidato em quem votavam; nenhum vinha às urnas espontaneamente, no cumprimento livre de um dever cívico, este vinha em troca de um chapéu novo ou uma nota de 50,00, aquele por ordem de um patrão ou de um cobo qualquer. (1.A) O que o remetente da carta está criticando? (1.B) Nos dias de hoje, existem eleitores que agem como descreve o autor da carta? Explique. OBRIGADA A TODOS QUE ME AJUDAREM!
Respostas
Resposta:
A) O remetente da carta está criticando o voto obrigatório.
B) Nos dias de hoje, existem pessoas que agem como descreve o autor da carta, como por exemplo no Brasil, em que todos os cidadãos são obrigados a votar, mesmo aqueles que não se interessam por política, aqueles que não tem acesso a informação, etc, e mesmo assim são obrigados a votar sem se quer saber em quem.
Resposta:
1 - a) O remetente da carta está criticando a forma como os eleitores
votaram na eleição, sendo por meio de trocas de objetos por dinheiro ou só votando por obrigação, escolhendo qualquer um dos candidatos, sem explicação ou motivo definitivo.
b) Nós dias de hoje, muitas pessoas não fazem mais troca de votos por dinheiro, mas a questão de votar em qualquer candidato apenas para ser registrado ainda acontece frequentemente.
Espero ter ajudado :)