Respostas
Resposta:
Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços.
Resposta:
Monopólio é uma palavra originada do grego “monos” – um e “polein” – venda. Significa o controle exclusivo de um mercado, negócio, produto ou serviço. É uma prática econômica que assegura benefícios para aquele que o possui.
Determinada empresa comanda a maneira de produção e comercialização de um produto específico, permitindo que uma pequena parcela apenas, quase nada, reste para as empresas concorrentes, determinando a oferta e o preço de mercado.
Explicação:
O monopólio é contrário ao ideal da livre concorrência existente no capitalismo. Desde a antiguidade existe o monopólio econômico, tão antigo quanto as atividades de normatização das ofertas de preços, produtos e salários por parte das instituições.
O desenvolvimento e o avanço industrial de países como Alemanha, França e Inglaterra, no século XIX, acabou promovendo a concentração de capital. Com o passar dos anos, empresas e indústrias começaram a se mobilizar com intuito de obter lucros maiores e formar grandes monopólios.
Depois que aconteceu a Crise de 29, empresas de maior potência resistiram e incorporaram empresas menores, nascendo assim as grandes indústrias. Com isso, a concorrência diminuiu e práticas como cartéis, trustes e holdings foram se tornando habituais e convenientes na busca pela obtenção de lucros.