Qual o motivo do autor do texto ter utilizado a variante linguística própria daquele grupo social?
Respostas
O uso da variante linguística própria do grupo social, se deve ao fato de que cada grupo social apresenta uma forma de se comunicar distinta, e o autor se adequou ao ambiente em que estava, usando a linguagem do grupo social.
A forma que um grupo social tem de se comunicar, carrega no uso de palavras algumas variações que surgiram devido a cultura de onde vivem, a sua forma de interagir.
E para que não haja um uso errado das palavras, ou para não passar uma ideia oposta, ao que era desejado, o autor do texto usou a variante linguística do grupo social em que estava, que foi a linguagem formal.
O motivo do autor do texto ter utilizado a variante linguística própria daquele grupo social é a priorização do estabelecimento de uma comunicação efetiva com aquele agrupamento, que faz uso de determinada variação.
A linguagem utilizada no cotidiano das pessoas é a linguagem coloquial, é um tipo de linguagem que não observa as regras da língua culta-padrão do português. Por isso é chamada de variante linguística.
Já a linguagem formal é o tipo de linguagem que observa a norma padrão culta, utilizada quando há necessidade de se demonstrar o conhecimento da língua portuguesa entre os interlocutores, como por exemplo, em reuniões, entrevistas de emprego, discursos oficiais, apresentação de trabalho etc.
Ademais, cumpre frisar que a linguagem na modalidade coloquial ou a chamada variante linguística, em que pese não obedecer a linguagem culta, deve ser respeitada, sobretudo nas comunidades mais carentes, principalmente pelo fato de ser totalmente possível a comunicação independente dos erros gramaticais.
Aprenda mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/7222791 (Resposta de jcarloskezia)