ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOOOOOOOOOOR PLEASEEEEEE!!!!
Condições de vida e trabalho da nova classe social operária
O desenvolvimento dos ambientes fabris proporcionou uma forte demanda por um amplo número de trabalhadores. As fábricas necessitavam de uma mão-de-obra capaz de seguir o ritmo das encomendas e das projeções de lucro dos industriários da época. Dessa forma, em curto espaço de tempo, um amplo conjunto de trabalhadores foi recebido pelas indústrias instaladas nos centros urbanos. Chamados de operários, esses trabalhadores eram figuras típicas de um novo cenário urbano em formação.
As máquinas eram os novos meios de produção da riqueza econômica e o seu alto valor fazia com que apenas as classes economicamente abastadas tivessem condições de adquiri-las. Dessa forma, pontuamos que a revolução industrial separou os trabalhadores dos meios de produção. A figura do artesão possuidor de suas técnicas e ferramentas perdeu lugar para o operário submetido ao ritmo e às tarefas do maquinário. Não participando de todo o processo produtivo e afastado dos meios de produção, o operário desconhecia o valor da riqueza por ele produzida.
As relações entre Capital e Trabalho no início da Revolução Industrial:
-O salário paga apenas uma parte do seu tempo de trabalho, o restante é apropriado pelo capitalista.
-Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
-Muitos trabalhadores adquiriram doenças respiratórias por causa do ar poluído que vinha das máquinas.
-Os movimentos repetitivos dos braços desgastavam as articulações do corpo e causavam intensas dores.
-Alguns operários sofriam graves acidentes de trabalho e ficavam incapacitados para o resto da vida.
-Os patrões incentivavam o trabalho infantil, pois as crianças recebiam salários mais baixos e eram mais obedientes (o trabalho de crianças a partir de seis anos era comum nas fábricas inglesas).
-Mulheres e crianças recebiam um terço do salário de um homem.
-O Estado não regulamenta as relações de trabalho através de leis.
1. Após a leitura do texto, qual seria a solução para transformar a triste realidade dos operários?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Na minha opinião, há várias formas de se solucionar esses problemas, assim como a manifestação nos EUA pelas vidas negras, os operários e pessoas podem se manifestar, fazer campanhas, denunciar abusos para que os operários sejam valorizados.
Pois eu acho um absurdo, cantores darem um show de 1 hora e ganharem milhões e um operário arrumar uma rodovia o dia todo e ganhar um salário mínimo ou menos.
Ou seja, isso é questão de manifestar-se, exigir mais valor e preço, porque se todos se calam, nada é feito
Xshsja:
Obrigado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás