#PETeadMG
5 — Leia o trecho do poema “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto.
Esta cova em que estás,
com palmos medida,
é a conta menor
que tiraste em vida.
É de bom tamanho,
nem largo nem fundo,
é a parte que te cabe
deste latifúndio.
a) Com base no trecho do poema de João Cabral de Melo Neto, identifique dois aspectos relacionados à questão agrária no Brasil.
Respostas
Resposta:
Os dois aspectos são: A morte de um trabalhador ocorrida por conflitos pela terra (“a parte que te cabe deste latifúndio”) e a reforma agrária (“é a terra que querias ver dividida”).
Resposta:
Com base no texto Morte e Vida Severina pode-se afirmar que a obra enfoca nos conflitos de campo e a Reforma Agrária no Brasil.
A distribuição de terra fomentada pela coroa portuguesa evidenciou a diferença de classes, uma vez que os escravos recém-libertados não tinham direito ao acesso as terras.
A obra de João Cabral de Melo Neto retrata a caminhada de Severino, este deixa o sertão do Nordeste em direção ao litoral em busca de melhores condições de vida. O enredo marcado por dor e angústia mostra várias mortes ao longo da trajetória.
No trecho "a parte que te cabe deste latifúndio” elucida a morte de um trabalhador ocasionada por conflitos pela terra, a violência com o trabalhador agrário era bastante evidente.
Outro trecho está relacionando com a Reforma Agrária e as fronteiras agrícolas, " é a terra que querias ver dividida”. As terras devolutas ( estas dada pela coroa portuguesa) eram zonas de grande índice casos de desmatamento ilegal e de conflitos.
Explicação:
.