Respostas
Resposta:
Khonsu: conhecido também por Chonsu, Khensu, Khons, Chons ou Khonshu é um antigo deus egípcio cujo papel principal está associado à lua. Seu nome significa "viajante" e isto pode referir-se a viagens noturnas da lua pelo céu. Juntamente com Toth ele representa a passagem no tempo. Khonsu foi fundamental na criação de nova vida em todos os seres vivos. Em Tebas ele fazia parte de uma tríade com a deusa Mut, sua mãe e Amon, seu pai. Em Kom Ombo ele era venerado como filho de Sebek e Hathor.
Normalmente ele é retratado como uma múmia com o símbolo da infância, uma trança de cabelo, bem como o colar menat. Ele tem ligações estreitas com outras crianças, como divino Hórus e Shu. Ele às vezes é retratado com o falcão na cabeça como Hórus, com quem ele está associado como um protetor e curandeiro.
Anúbis: (em grego antigo: 'Aνουβις, Anoubis) é o nome dado pelos gregos antigos ao deus representado por um homem com cabeça de chacal associado com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egípcia. Na língua egípcia, Anúbis era conhecido como Inpu (também grafado Anup, Anpu e Ienpw). A menção mais antiga a Anúbis está nos Textos das Pirâmides do Império Antigo, onde frequentemente é associado com o enterro do Faraó. Na época, Anúbis era o mais importante deus dos mortos, sendo substituído durante o Império Médio por Osíris.
Assume nomes ligados ao seu papel fúnebre, como Aquele que está sobre a sua montanha, que ressalta sua importância como protetor dos mortos e de suas tumbas, e o título Aquele que está no local do embalsamamento, associando-o com o processo de mumificação. Como muitas divindades egípcias, Anúbis assumiu diversos papeis em vários contextos, e nenhuma procissão pública no Egito era realizada sem uma representação de Anúbis marchando em seu início.
Khonsu e Anúbis
Resposta:
Dois exemplos de deuses são Amon e Hórus
Explicação:
De acordo com leis egípcias o Hórus é filho de Osíris e foi gerado quando ele estava morto.Hórus perdeu um olho em uma batalha que teve contra seu tio Seth,que matou seu pai.A partir desse episódio os egípcios passaram a associar o olho ferido às fases da lua. Após recuperar um dos olhos, Hórus conseguiu vencer o tio e tornou-se o deus soberano de todo o Egito, símbolo de luz, coragem e força.Os egípcios consideravam que os faraós eram reencarnações de Hórus,encarregados de unir o céu e a terra,e lutar contra as trevas e propagar a prosperidade. Na tradição egípcia o falcão é visto como um deus celeste, por isso o retrato do deus Hórus tem o rosto do animal no lugar da cabeça.
O nome Amon significa "O Invisível".Ele era representado de diversas formas, seja como um carneiro ou como um homem.Às vezes, como um homem com cabeça de carneiro.tornou-se Amon-Rá, o "Rei dos Deuses".A princípio ele era um deus local,adorado em Tebas.Mas por uma questão politica se tornou um dos deuses mais cultuados no antigo egito.
fontes: hipercultura & educamaisbrasil