• Matéria: ENEM
  • Autor: gomesvivid
  • Perguntado 6 anos atrás

Uma das características estilística do barroco está presente no texto de Padre Antônio Vieira. Essa característica é verificada com * (A) o cultismo, que utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias, como se observa em: “lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos...” (B) as relações por antítese, mostrando os paradoxos barrocos, como se observa na contraposição entre Alexandre e o Imperador. (C) O conceptismo que se define pelo uso de argumentos racionais, ou seja, do pensamento lógico, valorizando sempre o conteúdo textual. Nesse caso, reavaliam-se as condições e os destinos dos que praticam roubos. (D) O paradoxo existe em se dizer que os reis podem roubar, mesmo eles sendo nobres e sempre virtuosos. (E) A falácia de se afirmar que se pode relativizar o roubo, quando todo ladrão irá para o inferno para pagar o mal que fez.

Respostas

respondido por: camillyrodriguesrj
9

Resposta: C

Explicação:

O Conceptismo (também chamado de Quevedismo), por sua vez, caracteriza-se pela construção textual lógica, focado na retórica, ou seja, com o propósito de ensinar ou convencer o leitor através de argumentos racionais.

Este estilo é mais comum nas prosas e é marcado pelo jogo de ideias e conceitos, enquanto que o Cultismo é usado em poesias e se caracteriza pelo "jogo das palavras".

O escritor Padre Antônio Vieira (1608 - 1697) é tido como o principal representante da prosa conceptista.

Perguntas similares