1) Leia atentamente o exto: Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. A chegada desses povos se deu de maneira mais intensa entre os séculos XIX e XX. Entre os principais grupos que chegaram no Brasil nesse período estão: I - Europeus: portugueses, italianos, espanhóis, alemães; II - Asiáticos: sírios, libaneses, japoneses. Através da leitura do trecho acima pode se concluir que a população brasileira se formou a partir de qual processo migratório? * 1 ponto Emigração Migração pendular Imigração Migração interna
Respostas
Resposta - Imigração
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Na primeira metade do século XX, pelo menos quatro milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses.
Tendo em vista essa diversidade de raças, culturas e etnias, o resultado só poderia ser uma miscigenação, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.
Migração pendular
Embora a migração pendular seja um fenômeno essencialmente urbano, também ocorre nas zonas rurais de alguns municípios. No campo, o principal exemplo de movimento pendular é o realizado pelos trabalhadores rurais, os chamados boias-frias. Geralmente esses trabalhadores deslocam-se, em transporte fornecido pelo próprio empregador, para as lavouras (cana-de-açúcar, frutas, café e outras culturas) onde realizam o trabalho durante todo o dia e retornam para casa – em outra localidade – à noite.
A situação mais comum no que se refere à migração pendular é a de trabalhadores e estudantes que moram nos municípios de uma Região Metropolitana e fazem o movimento diário de suas cidades para trabalhar na metrópole ou em outra cidade da região. Esse deslocamento é um dos responsáveis pela intensificação do fluxo de veículos nas vias de transporte nas grandes cidades, especialmente no início e no final do dia.
Emigração é a saída espontânea de pessoas de uma região para outra de um mesmo país ou de um país para outro.
Imigração é o ato de entrar ou permanecer em um país diferente da origem do indivíduo, seja com a finalidade de turismo, trabalho ou estudo. O termo “imigração” é usado no ponto de vista do país de destino do imigrante, ou seja, que o está recebendo.
Migração interna
São as chamadas migrações internas, que são aquelas em que as pessoas se deslocam dentro de um mesmo território.
Dentre as migrações internas temos os seguintes movimentos:
Êxodo rural
Migração Urbano-Rural
Migração urbano-urbano
Migração sazonal ano
Migração pendular
Nomadismo
Espero ter respondido a pergunta e que você tenha compreendido!