Respostas
Resposta:
Assinado no dia 7 de julho de 1494, o Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre o Reino de Portugal e o Reino da Espanha, um dos novos reinos da Europa, no povoado castelhano de Tordesilhas, que tinha como objetivo dividir as terras já descobertas e que ainda estivessem por se descobrir pelas duas coroas fora da Europa. Este tratado foi o resultado das contestações feitas por Portugal à Coroa espanhola sobre a viagem feita por Cristóvão Colombo um ano e meio antes, onde havia chegado ao chamado Novo Mundo, e reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.
O tratado pegava como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha se encontrava especificamente entre essas ilhas pertencentes a Portugal e as ilhas das Caraíbas, que haviam sido descobertas por Colombo. Os territórios que estivessem a leste deste meridiano seriam de Portugal, enquanto os que estivessem a oeste seriam da Espanhol.
Como nesta época o Brasil ainda não havia sido descoberto, mesmo que os espanhóis tivessem chegados a terras brasileiras, de acordo com o tratado, quem teria direito a este território seria Portugal. O Brasil, se encontra com terras em dois dos territórios, nos que pertenceriam a coroa espanhola e a coroa portuguesa. Não respeitando o tratado os portugueses foram invadindo as terras além da linha divisional imaginária, ocupando terras que seriam pertencentes aos espanhóis. Eles por sinal não se importaram muito, já que estavam ocupados com as terras que haviam sido descobertas no restante da América, ao norte, sul e oeste do Brasil. 250 anos depois do descobrimento os portugueses continuavam avançando para o interior das terras brasileiras, invadindo territórios que deveriam ser da Espanha. Muitos não tinham ciência de que essas terras existiam, e desta forma o Brasil foi tomando a forma que tem hoje.
Se ser possível colocar Como Melhor resposta eu agradeço!
Com base no Tratado de Tordesilhas, sabe-se que o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, sendo elas: Maranhão que foi dividido em dois lotes, Ceará, Rio Grande, Itamaracá, Pernambuco, Baía de Todos os Santos, Ilhéus, Porto Seguro, Espírito Santo, São Tomé, São Vicente, Santo Amaro e Santana.
Características das Capitanias Hereditárias
- Foram criadas por ordem do rei de Portugal D. João III em 1534 e foi a primeira divisão administrativa e territorial a ser implantada pelos portugueses na América Portuguesa.
- Para não precisar financiar o processo de colonização como um todo no brasil, decidiu que o ônus deveria ser passado para terceiros.
- O território brasileiro foi dividido em 15 lotes e 14 capitanias diferentes nas quais sua administração foi responsabilidade dos capitães-donatários.
Entenda mais sobre as Capitanias Hereditárias aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/1639128
#SPJ2