Ao amanhecer, os navios se aproximaram da terra e... nada dos palácios com tetos dourados. Tudo o que se via era uma formosa praia e, mais distante, uma vigorosa floresta. Também se ouvia o canto de muitas espécies de pássaros. Em certo momento, como era de se esperar, começaram a surgir da floresta os habitantes daquelas terras. Se ali era o país das Índias, aqueles homens só podiam ser os “índios”, que foi como Colombo imediatamente passou a chamá-los. Para espanto dos navegantes e, ao contrário do que esperavam, aquelas pessoas não se apresentavam vestidas de túnicas de seda, nem mesmo de camisolas de algodão! Estavam vestidas de... de nada. [...] CAMARGO, Antônio José Lucas. Cristóvão Colombo: a América descoberta por engano. São Paulo: Moderna, 1992. p. 25-26. Associe as informações apresentadas nos documentos e marque V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
A Colombo pretendia chegar às Índias contornando o continente africano, realizando a circum-navegação.
Verdadeiro Falso
B O navegador Cristóvão Colombo acreditava ter chegado às Índias e, por isso, chamou os habitantes do novo continente de índios.
Verdadeiro Falso
C No relato da viagem de Colombo, é possível perceber as diferenças culturais entre os povos da América e os da Europa.
Verdadeiro Falso
D O maior objetivo de Cristóvão Colombo era provar a esfericidade da Terra. Por esse motivo, partiu para o Ocidente com o objetivo de atingir o Oriente.
Verdadeiro Falso
E As diferenças culturais entre europeus e indígenas não podem ser identificadas no texto.
Verdadeiro falso
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
f
v
v
v
f
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás