Respostas
A pecuária exerce uma grande relevância nas exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado) com o objetivo de comercializá-los, suprindo assim as necessidades da família do criador.
Resposta:
A chegada do gado no Brasil praticamente acompanhou os primeiros colonizadores portugueses. Os primeiros bovinos a chegarem à Bahia no século XVI eram gado zebuíno (Bos indicus), proveniente das ilhas de Cabo Verde.
Inicialmente, a criação de bovino tinha o único objetivo de obter animais para tração nas fazendas, facilitando assim o plantio. Assim, somente a partir do século XVII é que o gado passa a ser criado de forma independente, visando o abate.
É importante destacar que a pecuária foi uma atividade fundamental para a colonização do Brasil, uma vez que os rebanhos demandavam muito espaço para pastar, sendo necessário expandir cada vez mais as áreas de criação.
Assim, a pecuária aumentou suas fronteiras em busca de mais pasto e a criação de gado expandiu para a região Centro-Oeste do país, até então pouco explorada.
Somente no século XVIII, é que a pecuária bovina chega ao Sul do país. Nessa região, a atividade encontra um ambiente propício para prosperar, uma vez que lá a água era encontrada em abundância. Rapidamente, a pecuária se torna uma das principais atividades da região.
Explicação:
Atividade econômica pecuária no contexto histórico (Colonização).