Respostas
Resposta:
Nossa Língua: Linguagem e Pensamento
O homem é um ser simbólico, pois transfere para os símbolos suas ideias e percepções da realidade, convivendo, assim, com o mundo virtual da linguagem. Como o pensamento se compõe de palavras, o ato de pensar, conhecido por oração ou frase, é uma unidade que tem um ponto de partida, o sujeito, e de chegada, o predicado: a chuva / favorece o campo. Assim são formuladas novas ideias da percepção da realidade – por meio de textos desenvolvidos.
A ampliação do pensamento é, por isso, proporcional ao crescimento do vocabulário: mais palavras, maior possibilidade de desenvolvimento mental – o que ocorre, sobretudo, com a língua escrita dos livros, em leituras frequentes de romances multinacionais de cultura global, nos ensaios, artigos, crônicas, teses e outras.
A Língua abrange palavras culturais sempre em crescimento e abertas para o mundo, que se referem à cultura e civilização. São substantivos nomeando o existente real e imaginário, os adjetivos qualificando e modelando a realidade e os verbos expressando as ações e o estado das coisas.
Possui também as palavras gramaticais de uso interno na Língua, que são a engrenagem do funcionamento das frases, pertencem a um grupo limitado e dão consistência e versatilidade ao pensamento. São os artigos, pronomes, advérbios, numerais, preposições e conjunções.
Uma vez que o Português tem mais de trezentos mil vocábulos, colocamo-nos, assim, o desafio constante: desenvolver mais palavras para maior amplitude da mente, frente às exigências da inovação global.
A linguagem é um dos aspectos mais importantes de qualquer cultura. É a maneira como nos comunicamos uns com os outros, a maneira como expressamos nossos pensamentos e a maneira como aprendemos. A linguagem e o pensamento estão tão intrinsecamente ligados que é difícil entender como funcionariam um sem o outro.
Qual é a relação sobre linguagem, língua e pensamento?
- No século passado, os linguistas passaram a acreditar que a linguagem faz parte do aparato cognitivo humano. A relação entre linguagem e pensamento é uma questão importante na teoria linguística;
- Uma das primeiras teorias sobre essa relação foi proposta por Platão, que acreditava que a linguagem era um reflexo dos pensamentos de alguma forma.
Entretanto, a linguagem não é a única forma de expressar pensamentos, mas é a forma mais eficiente e amplamente utilizada.
Entenda mais sobre a relação entre a linguagem, língua e o pensamento em: https://brainly.com.br/tarefa/20984958