• Matéria: Filosofia
  • Autor: fefehmonstrop6vulj
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais críticas Nietzsche fazia ao sistema de ensino? Resuma todas elas abaixo.

Respostas

respondido por: milenemarttins
1

a críticas da moral de Nietzsche na verdade, se configura como uma crítica a moral cristã que o filósofo prussiano considerava: "moral dos fracos" isto e uma moral que não beneficiava e nem incentivava os avanços dos fortes e poderosos, mais do percedores que seria protegidos pelo conjunto de ideias que o cristianismo implantou. Para Nietzsche era necessário que nos livrassemos de 1qualquer amarra com esta moral: ao matar Deus era essa sua intenção, provoca uma nova forma de pensa no mundo.

respondido por: sweetygrl
2

Resposta:

Nietzsche percebeu que tais conceitos inquestionáveis criavam o que chamou de “moral do rebanho” pois levam as pessoas a agir de forma a aderir e se comportar a partir de premissas em relação as quais nem se preocupam em realmente entender.

O pensador alemão acreditava que, uma vez conscientes do que realmente lhes é proposto, as pessoas poderiam fazer escolhas mais seguras e, com isso, se tornarem quem potencialmente podem ser, sem que tais elementos sociais as limitem a simplesmente constituir parte do rebanho.

O sistema educacional, neste sentido, para Nietzsche, constitui elemento de uniformização que, por meio de currículo, aulas, saberes pré-estabelecidos, comportamentos esperados e todos os seus artifícios, tem como propósito definir um modelo de ser humano condizente com as verdades dominantes, cujos interesses ocultos se relacionam ao que o sistema (num plano mais amplo), o estado, o mercado e seus representantes esperam.

Perguntas similares