• Matéria: Geografia
  • Autor: priscilagrodrigues
  • Perguntado 6 anos atrás

CAPITALISMO X SOCIALISMO: A GUERRA FRIA

Fica difícil um mundo dividido entre dois sistemas econômicos. Opostos e inimigos. Mas agora que você estudou as características do capitalismo e Socialismo. Pode perceber que a convivência desses dois modos de produção era impossível e complicado conflitos que já aconteceram na historia da humanidade. Uma guerra em que jamais houve um conflito direto entre os dois inimigos.

O MUNDO APÓS-GUERRA
A grande guerra de 1939-1945 mudou o destino e a geopolítica do mundo onde vivemos . Estabelecendo uma nova ordem mundial: Surgiram duas novas super potência EUA e união soviética. Com isso o mundo mudou tanto do ponto de vista econômico como politico.

APÓS A GUERRA UM NOVO CAPITALISMO
Com as principais potências arrasadas pela segunda guerra, foi preciso reorganizar a economia mundial. Os aliados vencedores do conflito, reuniram-se na cidade de Bretton, situada nos EUA. Varias decisões foram tomadas, entre elas a criação de organismos financeiros com a finalidade de conceder empréstimos a países em dificuldade e manter a estabilidade d economia mundial. Desse modo, foram fundados o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Bird (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento ou Banco mundial), ambos com sede em Washington.
A doação do patrão dólar-ouro garantido pelo governo norte americano, tornou a moeda dos EUA a mais importante da economia mundial. O mundo capitalista tinha uma nova potencia os EUA do Norte, ao mesmo tempo que ganhavam um rival de peso: a Potencia Socialista. URSS.

COM A ONU, O MUNDO SE UNE
Além da restruturação econômica era preciso saber fazer uma reordenação politica do mundo. Assim, na conferencia de são Francisco realizada em 26 de junho de 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de preservar, a paz e segurança no mundo e promover a cooperação internacional para resolução de problemas econômicos, sociais culturais e humanitários.

A GUERRA FRIA NOS CONTINENTES
A Europa foi o primeiro continente a sentir os efeitos da Guerra Fria ao ser dividida em dois blocos distintos: Europa Oriental e Europa Ocidental.
Alemanha Ocidental Capital Bom. Capitalista, compreendia os setores de domínio inglês francês e americano.
Alemanha Oriental, capital Berlin, também dividida localizada no setor Soviético era Socialista.
No mundo bipolar o padrão de poder não era a supremacia econômica, mais a supremacia bélica, na fabricação de armas. Daí falarmos em corrida armamentista e corrida espacial
As potencias disputavam passo a passo quem conseguiria a produzir bomba mais potente ou ir mais longe na exploração do espaço.
Então, os EUA iniciou a corrida nuclear de forma dramática, ao jogar bombas atômicas sobre cidades japonesas em 6 de agosto de 1945.
Só em 1949, a união soviética anunciou que tinha conseguido fabricar a sua primeira bomba atômica.
Os soviéticos saíram na frente com o lançamento do primeiro satélite artificial em 4 de outubro de 1957.
Entretanto, a vitória final foi dos EUA, o dia 20 de julho de 1969 marcou a chegada do homem a lua. Os norte- americanos Neil, Adwin.

O FIM DA GUERRA FRIA
O mundo bipolar começou a ruir coma queda do muro de Berlin, em 1989 porque a união soviética tornou-se incapaz de competir com os avanços das economias capitalistas e achou melhor se unir com os EUA assumiram o papel de super potência, os conflitos ressurgiram com força total, e o poder não é mais de quem tem as armas mais poderosas, mas de quem tem a economia mais forte.

ATIVIDADES
1. Justifique a denominação Guerra Fria?
2. Como foi feita a resolução econômica politica do mundo capitalista após a segunda Guerra Mundial?

Respostas

respondido por: vitoriabraz2007
3

Resposta:

1 a corrida imperialista estimulou as rivalidades e as disputas entre as potencias mundias e contribuiu para a eclosao da primeira guerra mundial

Perguntas similares