• Matéria: Artes
  • Autor: lumatarozzi
  • Perguntado 6 anos atrás

1 - Quando e onde surgiu o Barroco?
2 - Quais as características da Arte Barroca?
3 - Descreva a pintura Barroca.
4 - Como é a arquitetura Barroca?
5 - Descreva as características da escultura Barroca. 6 - Quais os principais artistas representantes?

Respostas

respondido por: idccc02
10
1- Entre o final do século XVI e meados do século XVIII inicialmente na Itália e espalhando-se depois pelos países católicos da Europa e América.

2- Predominância de temas religiosos;
Riqueza nos detalhes e formas;
Expressões dramáticas das personagens retratadas;
Preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas;
Importância da iluminação e o jogo de luzes e sombras;
Uso de contrastes a fim de evidenciar a proximidade do divino com o humano.

3- Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
A luz não aparece por um meio natural, mas sim projetada para guiar o olhar do observador até o acontecimento principal da obra.

4- Na arquitetura barroca, a expressão típica são as igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contrarreforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.


5- As principais características do barroco definem-se como uma reação à simetria e às formas rígidas do Renascimento: utilizam o dinamismo plástico, a suntuosidade e a imponência, reforçados por intensa emotividade conseguida através de sinuosidades, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos perspéticos e ilusórios, tanto nas fachadas quanto no desenho das plantas e dos interiores das edificações. A intenção da criação de ilusão do movimento; combinação e abundância de linhas opostas que reforçam o efeito cénico; o uso de jogos de claro-escuro pela construção de massas salientes e reentrantes (sinuosas ou lisas). Os elementos construtivos usados como elementos puramente decorativos: uso de colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e escalonadas; os frontões são compostos ou interrompidos, que reforçam o movimento ascencional das fachadas; o uso de decorações naturalistas convertem-se em elementos característicos do estilo.

6- Caravaggio, Gian L. Bernini, Johannes Vermeer, Aleijadinho, Rembrandt

lumatarozzi: AAAAA MTO OBRIGADA
Perguntas similares