• Matéria: Sociologia
  • Autor: RafaelCooper7870
  • Perguntado 6 anos atrás




1) de acordo com os autores do texto, os ''encarcerados'' criados pela sociedade contemporânea?

2) explique, com suas palavras o seguinte trecho retirado do texto: ''E também é possível aplicar a metáfora da 'prisão' às vítimas da ignorância, sem acesso à educação, impossibilitadas de romper com os limites intelectuais a que estão submetidas''.

Respostas

respondido por: armanda47
2

Resposta:

idosos carente e recolhidos em asilos

respondido por: heloisagoncalves745
1

1) De acordo com o texto Cárceres sem grades, os encarcerados criados pela sociedade moderna são, além dos criminosos, os deficientes e desprovidos de autonomia, assim como os idosos, todos mantidos em prisões domiciliares ou privadas devido à incapacidade de uma vida saudável e plena.

2) De outro lado, os aprisionados pela ignorância são as pessoas que não desfrutam da totalidade dos seus direitos em razão de limitações impostas pelo analfabetismo, fazendo com a pessoa permaneça presa em seu mundo sem a possibilidade da expansão proporcionada pelo conhecimento.

Os encarcerados físicos e mentais

O texto Cárceres sem grades evidencia que os aprisionamentos surgem em contextos de punição, onde o indivíduo permanece refém de outrem, pois não apresenta possibilidades físicas de libertação, porém, existem ainda pessoas supostamente livres, mas, subjugadas ao aprisionamento da própria consciência.

Segue um trecho do texto em estudo:

Na longa história da humanidade, em centenas de países, milhares de pessoas foram encarceradas e submetidas a condições extre­madas de maus-tratos. Os aprisionados mais comuns são os criminosos, aqueles que come­teram desde pequenos furtos até assassinatos. Mas há também aqueles que são encarcera­ dos pelos chamados "crimes" de opinião - os presos políticos e os perseguidos por opção religiosa.

Aprenda mais sobre outros tipos de cárcere: brainly.com.br/tarefa/26335362

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás