A intensidade do controle situacional relaciona-se ao grau de controle que o líder tem do ambiente de trabalho no qual está inserido. Leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta no que se refere a intensidade alta. I – Os líderes motivados pela tarefa e socioindependentes apresentam melhor desempenho quando têm mais controle, a tarefa é mais estruturada, tem uma alta posição de poder e os relacionamentos entre líderes e membros são bons. II – Os líderes motivados pelo relacionamento apresentam melhor desempenho quando tem controle alto. Combinação de fatores favoráveis e desfavoráveis. III – Os líderes motivados pela tarefa apresentam melhor desempenho quando têm baixo controle, tem uma baixa posição de poder. A) As alternativas II e III estão corretas. B) Nenhuma alternativa está correta. C) Somente a alternativa I está correta. D) Todas as alternativas estão corretas.
Respostas
Resposta:
A teoria situacional mais comum foi desenvolvida por Fred Fiedler. O modelo de Fiedler tem algumas fraquezas. Por exemplo, alguns líderes podem ser mais eficazes em certas situações do que outros. A teoria sustenta que a eficácia de um grupo de tarefas ou de uma organização depende de dois fatores principais: a personalidade do líder e o grau em que a situação confere ao líder poder, controle e influência sobre a situação ou, inversamente, o grau ao qual a situação confronta o líder com incerteza.
Visto isso, somente a alternativa I está correta e a alternativa c) deve ser assinalada.
A afirmação II é falsa pois o controle alto não favorece a motivação pelo relacionamento. Ademais, a afirmação III é falsa pois a motivação pela tarefa é desvarecida no baixo controle.
Resposta:
Somente a alternativa I está correta.
Explicação:
I – Os líderes motivados pela tarefa e socioindependentes apresentam melhor desempenho quando têm mais controle, a tarefa é mais estruturada, tem uma alta posição de poder e os relacionamentos entre líderes e membros são bons.