O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à (ao):
a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista, e pela Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.
b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento.
c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.
d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários.
e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.
Respostas
Resposta:
(A)
Explicação: Na época o Brasil - e o mundo - passavam por disputas ideológicas profundas, que tinham claras consequências políticas, dentre elas a disputa entre fascismo, socialismo e capitalismo.
No Brasil o fascismo era representado pela AIB, que tinha claras intenções militaristas e ultranacionalistas, defendendo uma visão social bastante conservadora, enquanto que o socialismo era defendido pela ANL, que pretendia instaurar no Brasil um regime político próximo do socialismo soviético, tendo ambas as forças sendo derrotadas por Vargas, que deu início a uma ditadura no Brasil em 1937.
1.A 2.A 4.A 5.A 6.D 7.B 8.C 9.B
10.E 11.C 12.A 13.C 14.C 15.C 16.A 17.C 18.B
19.A 20.B 21.A; 22.B; 23.D; 24.C