1) Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos de cadeia alifática. Nas gorduras saturadas, o ácido palmítico (ácido hexadecanoico), também conhecido como ácido hexadecanoico, é um dos principais ácidos graxos encontrados. Considerando-se o exposto, conclui-se que a fórmula molecular do ácido graxo citado é a seguinte:
a) C6H12O2
b) C6H10O2
c) C16H30O2
d) C16H32O2
Respostas
Resposta:
Explicação:
Letra d). Para indicar a fórmula molecular, é necessário montar a fórmula estrutural do ácido hexadecanoico. Para isso, considere:
1º) Hexa indica 16 carbonos;
2º) “an” indica que, entre os carbonos, há apenas ligações simples;
3º) Como há o sufixo oico, trata-se de um ácido carboxílico e, por isso, há o grupo carboxila;
4º) Para determinar o número de hidrogênios de cada carbono, basta lembrar que o carbono deve fazer sempre quatro ligações. Assim, se um carbono já tiver realizado duas ligações com outros carbonos ou com outro elemento, por exemplo, ele deverá receber dois hidrogênios.
Assim, a fórmula estrutural é:
Contando os Carbonos, Hidrogênios e Oxigênios da fórmula estrutural, temos a fórmula molecular:
C16H32O2
Alternativa D. O ácido graxo destacado no enunciado possui fórmula molecular C16H32O2.
Os ácidos graxos
Os ácidos graxos são compostos orgânicos que são a constituição base dos óleos e das gorduras. A característica principal do ácido graxo é possuir longas cadeias e pertencerem ao grupo dos ácidos carboxílicos.
Pelo enunciado temos um ácido monocarboxílico, ou seja possui somente um grupo de ácido carboxílico na extremidade, sendo de cadeia alifática (aberta).
Além disso um ácido hexadecanoico é aquele que é encontrado tanto no reino animal quanto no vegetal, sendo esse composto de 16 carbonos e como cada carbono faz 4 ligações teremos 32 hidrogênios contando com o hidrogênio da ligação carboxílica -COOH.
Estude mais sobre os ácidos graxos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/49519632
#SPJ3