• Matéria: Português
  • Autor: Bruno93747
  • Perguntado 6 anos atrás

01 – “Quantas coisas (...) brotam ainda hoje, modas, bailes, livros, painéis, primores de toda casta, que amanhã já são pó ou cisco? Em um tempo em que não mais se pode ler, pois o ímpeto da vida mal consente folhear o livro, que à noite deixou de ser novidade e caiu na voga; no meio desse turbilhão que nos arrasta, que vinha fazer uma obra séria e refletida? Perca, pois, a crítica esse costume em que está de exigir, em cada romance que lhe dão, um poema." (V. O,2)As proposições anteriores, de José de Alencar, fazem alusão a um problema característico do movimento romântico. Aponte-o: 2 pontos a) o movimento romântico, afeito ao lirismo e á sentimentalidade, busca realizar uma prosa fundamentalmente impregnada de valores poéticos b) o autor preocupa-se com satisfazer o gosto de um público pouco exigente no que diz respeito a obras de acabamento literário mais sofisticado. c) tendo em vista a caracterização da sociedade burguesa, o romance deve conter preferencialmente ação, que seja o retrato dos agitados tempos modernos d) o autor, já que se reconhece gênio, e pelo público, é aceito como tal e deve nortear as multidões que o leem com sua palavra sábia e simples. POR FAVOR ME AJUDEM É URGENTE

Respostas

respondido por: raffasiilveira
12

Sobre o movimento artístico conhecido como romantismo, podemos dizer que ele era afeito a sentimentalidade, assim como o descrito na opção A.

O romantismo foi um movimento artístico-cultural do final do século XVIII que possuía como características a expressividade sentimental a partir de uma subjetividade e uma idealização.

A forma como isso era feito acabava impregnando a estrutura das obras com um mesmo padrão repetitivo. Era como se toda obra literária do romantismo fosse um poema, umas vez que esse era o gênero textual que mais facilmente se combinava com o sentimentalismo.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/9909150

Anexos:
Perguntas similares