Respostas
Resposta:
A especulação financeira é uma atividade comum no mercado. Ela é importante e não é uma prática errada como muitos falam.
No entanto, pode se tornar uma cilada se você tentar especular sem saber o que está fazendo.
Ao especular, você deve saber com clareza que está especulando.
Explicação:
Segundo o Wikipedia, especulação financeira é a compra ou venda de ativos com objetivo não ao seu uso direto, mas à sua venda futura com lucro, sob condições de incerteza.
Para Jesse Livermore, um notório especulador que conseguia ganhar muito dinheiro em mercados de queda ou alta, a especulação financeira é:
"O especulador não é um investidor. Seu objetivo não é garantir um retorno consistente ao capital aplicado em uma boa taxa de juros, mas sim lucrar tanto no aumento ou numa queda de qualquer mercado que ele possa estar especulando."
Ou seja, a especulação tenta transformar pouco dinheiro em muito dinheiro, utilizando-se de palpites sobre a flutuação de preços.
As características da especulação financeira são muito claras:
Busca ganhos acima da média do mercado
Não busca preservar capital (arrisca até boa parte do investimento inicial)
Tem objetivos no curto prazo
Não estuda a fundo o valor intrínseco do ativo
Faz muitas projeções da cotação para curto e médio prazo
Em momentos conturbados, eles aumentam ainda mais suas posições aproveitando ofertas de mercadorias a preços mais baratos
Não tem nenhum problema você ser um especulador, mas existe sim um grave risco, como iniciante, você decidir especular sem saber o que está fazendo e sem ter um planejamento financeiro pessoal.
Continue lendo para aprender mais sobre especulação financeira e sua diferença dos investimentos.