• Matéria: Sociologia
  • Autor: janasilvasant
  • Perguntado 9 anos atrás

A história do ensino da disciplina Sociologia no Brasil é repleta de descontinuidades e crises. Sua intermitência na grade curricular do Ensino Médio teve, em seu último capítulo, a obrigatoriedade restituída no ano de 2008 pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, com a homologação do Parecer 38/2006 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que tornou obrigatório o ensino de filosofia e sociologia no ensino médio de todas as escolas públicas e privadas do país.

Leia atentamente às afirmativas e aponte qual delas é incorreta no que diz respeito à história das descontinuidades e crises da disciplina Sociologia no Brasil.

Escolha uma:


Escolha uma:
a. A chamada Reforma Capanema (1942) retirou a obrigatoriedade do ensino de Sociologia nas escolas secundárias; como consequência, a disciplina praticamente desapareceu dos currículos escolares. No período da ditadura militar, na década de 1970, a Sociologia continuou excluída das grades curriculares dos cursos secundários e permaneceu apenas nos cursos de formação para magistério e, constantemente, substituída pela disciplina de Fundamentos da Educação.
b. A adoção da disciplina nos cursos secundários ocorreu, em 1891, no início da República. Em 1901, o Decreto n.º 3890, de 1.º de janeiro, retirou a disciplina oficialmente dos currículos escolares e ela retornou somente em 1925, na escola secundária Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e em 1928 passaria a ser ministrada nas escolas de formação de professores e no chamado ciclo complementar para quem desejasse frequentar cursos superiores nas áreas de Direito, Ciências Médicas, Engenharia e Arquitetura.
c. Notadamente a partir de 1930, com a criação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (1933), da Universidade de São Paulo (1934) e da Universidade do Distrito Federal (1935), ocorreu um rápido desenvolvimento da pesquisa sociológica e na formação de quadros intelectuais e técnicos para pensar o país e dar suporte às políticas públicas em expansão, durante o Estado Novo.
d. Após o fim da ditadura militar, quando um Colégio Eleitoral escolheu o civil Tancredo Neves para o cargo de presidente da República, a obrigatoriedade da disciplina Sociologia no ensino médio foi imediatamente restituída como parte do pacto pela redemocratização do país celebrado pelos deputados federais representantes da oposição, no final da década de 70.

Respostas

respondido por: paulloamaro
8
Com certeza a resposta é a letra D.

Após o fim da ditadura militar...

janasilvasant: resposta correta (d.) Após o fim da ditadura militar, quando um Colégio Eleitoral escolheu o civil Tancredo Neves para o cargo de presidente da República, a obrigatoriedade da disciplina Sociologia no ensino médio foi imediatamente restituída como parte do pacto pela redemocratização do país celebrado pelos deputados federais representantes da oposição, no final da década de 70.
Perguntas similares