Respostas
Resposta:Portugal é a única democracia de um país desenvolvido que se autoclassifica como socialista.
Estes grupos já foram muito mais numerosos. Desde a queda do muro de Berlim, em 1989, muitos países retiraram a dominância do partido único das suas constituições. Todos os países da Europa do Leste, incluindo Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Roménia e Bulgária optaram por constituições democráticas omissas de referências ao socialismo. Mas também países africanos como Angola, Cabo Verde e Moçambique deixaram cair o socialismo das suas constituições nos anos noventa.
Também alguns países do mundo árabe abandonaram a referência constitucional ao socialismo. A Argélia, a Líbia, o Egito, o Iraque e a Síria foram constitucionalmente socialistas durante largos períodos após a sua independência, mas foram-se libertando dessa obrigação de rumo ao longo do tempo. Por exemplo, o Egito em 2007 e a Síria em 2012 já em plena guerra civil.
:No mundo atual, o capitalismo está presente na vida de grande parte da população mundial. Os principais países capitalistas do mundo são: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Israel e os países da Europa ocidental. Essas nações são responsáveis por 60% da produção industrial e 70% do comércio internacional.
Grande parte dos países desenvolvidos capitalistas apresenta alta taxa de industrialização, população predominantemente urbana, bons níveis de exportações de produtos industrializados e de tecnologias, e importações de produtos primários. Essas economias são muito fortes.
Espero ter ajudado