• Matéria: Português
  • Autor: kauah545
  • Perguntado 6 anos atrás

gente me ajuda isso é para hoje para quem não entendeu (aborde, em forma de prosa, os pontos positivos e negativos das obras memórias póstumas de Brás cubas e dom casmurro) SOCOROOOO​

Anexos:

kauah545: socorro
kauah545: me ajuda
kauah545: eu marco como melhor resposta

Respostas

respondido por: kauanhooker64
1

Resposta:

Boa tarde.

Podemos destacar de ambas as obras machadinas os pontos bons e ruins: em Dom Casmurro temos um uso demasiado de situações que não somam ao romance, como no episódio da morte de Manduca. Soma-se de ponto positivo o detalhamento do narrador que nos leva a conclusão de que Capitu traiu ou não, como no episódio dos embargos, onde Escobar é visto na Casa Santiago, e a tamanha semelhança entre ele e Ezequiel.

A crítica em Memórias Póstumas de Brás Cubas enriquece a leitura e leva o leitor a questionar o mundo, bem como a erudição do narrador. Marcamos como ponto negativo que a realidade foge ao romantismo em muitos pontos.

Explicação:

Dom Casmurro nos narra a vida de Banto Santiago, filho de D. Glória que, perdendo o primeiro filho, fez a promessa de enfiar o secundo na batina, que sofre com isso por ter que se distanciar de sua amiga e namorada Capitu, da Família Pádua, seus vizinhos. No seminário ele conhece Escobar, que se torna um amigo íntimo. Saindo do seminário, ele casa, porém o casamento se torna torto ao vermos que seu filho tem o jeito de Escobar, o que leva a conclusão que Capitu o traiu - ou será que foi seu ciúme que lhe causou isso?

Memórias Póstumas de Brás Cubas nos traz um autor que fala de si quando já estava morto, apresentando-nos um emplasto contra a melancolia e contra a sociedade corrupta. A obra se destaca pela crítica.

Espero ter ajudado!


kauah545: manda aqui que eu copio e colo
kauah545: deixa não precisa
kauanhooker64: Tem limite de palavras
Perguntas similares