Respostas
Resposta:
o bioma predominante na África é a savana , que tem como característica principal o clima extremamente seco, podendo ficar até dez meses sem chuva, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar muito baixa. Dessa forma fique esperto e leve muita água e roupas leves para aproveitar seu safari!
Na época das chuvas, o crescimento da vegetação é acelerado, crescem árvores de até 4 metros e arbustos de até 1,5 metro.
Um tipo de bioma também característico de alguns locais da África é o bioma do serengueti com árvores baixas, em grande número, com muitos espinhos e de folhas reduzidas em tamanho para minimizar a perda de água nas épocas de seca. Há a predominância do cacto, da acácia, da palmeira e árvores de grande porte como o baobá, maruleira.
Assim, podemos dizer que na África há uma região fronteiriça entre a floresta mais densa e o deserto nos trópicos, ocupando uma faixa bastante grande do continente africano.
A fauna da savana africana é composta principalmente por mamíferos de grande porte, como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante, mamíferos de porte médio, como a zebra, o impala e antílopes, mamíferos felinos predadores, como o leão, o leopardo e o guepardo, muitas aves, como o falcão, a águia, o abutre e o avestruz, além é claro animais de outras espécies de animais.
Agora vamos ao Safari!
Na África existem cerca de 20 parques nacionais voltados para o turismo sustentável, portanto há a preocupação em preservar a fauna e flora. Há profissionais especializados em acompanhar grupos durante todo o safári. Na maioria destes parques são oferecidas acomodações para turistas e muitas opções de lazer e cultura, incluindo a observação de animais de grande porte como o leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.
O Kruger Park é a maior reserva para safári da África do Sul. Este parque conta com 20 mil quilômetros quadrados de área cheia de emoções e aventuras. A chances de encontrar logo de cara alguns animais bem ferozes é grande pois o parque tem em média 1.500 leões, 150 mil impalas. Sem falar em 32 mil zebras, 10 mil elefantes e 9 mil girafas entre outros. O ideal é chegar bem cedo ao parque, já que os leões podem ser observados mais à noite, mas cegando logo cedo ainda há possibilidade.