Respostas
Resposta:
Segundo os dados do Relatório do 1º Encontro Regional dos Povos e Comunidades Tradicionais, em 2008 havia cerca de 4,5 milhões de pessoas integrando comunidades tradicionais no Brasil, ocupando aproximadamente 25% do território nacional (APUD Souza e Silva, 2009, p. 129). São considerados povos ou comunidades tradicionais os Povos Indígenas, Quilombolas, Seringueiros, Castanheiros, Quebradeiras de coco-de-babaçu, Comunidades de Fundo de Pasto, Catadoras de mangaba, Faxinalenses, Pescadores Artesanais, Marisqueiras, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras, Povos de terreiro, Praieiros, Sertanejos, Jangadeiros, Ciganos, Pomeranos, Açorianos, Campeiros, Varzanteiros, Pantaneiros, Geraizeiros, Veredeiros, Caatingueiros, Retireiros do Araguaia, entre outros.
✿
são povos que habitam o território Brasileiro mas que mantêm a prática cultural e tradição dos seus ancestrais. Temos o decreto de 2007 que diz que para uma comunidade ser considerada como tradicional, além da tradição, ela deveria, nas organizações e práticas sociais próprias, ser compartilhada aos membros sendo estes, ocupando um território específico e sobrevivendo pelos seus recursos disponíveis.
Elas são existentes em todo o território brasileiro e trago como exemplo os ribeirinhos e caiçaras, entre varios outros que na verdade são comunidades não indígenas lembrando que estes, possuem diferentes etnias e assim, sua própria cultura em tribos.
✿ Olá! Trouxe o Decreto 6.040/2007 para você! Bom aprofundamento.