Pegar respostas já feitas faz você raciocinar e entender o assunto?
por que
Respostas
Resposta:
Muitas pessoas reclamam da dificuldade para raciocinar, aprender conteúdos e processar informações.
Explicação:
Mas afinal, o que é raciocínio?
Raciocinar nada mais é do que formular ideias, analisar premissas, compreender conteúdos a partir da lógica.
Com origem no termo em latim ratiocinatio, um raciocínio também pode ser descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão.
Estamos raciocinando o tempo todo, mesmo quando não nos damos conta. O que muda é a velocidade de raciocínio. Se você está se preparando para alguma prova vai precisar de um raciocínio bem rápido para compreender as matérias.
As dicas para ter um raciocínio rápido que você vai aprender aqui visam justamente forçar o seu cérebro a trabalhar mais e melhor.
Produza mais, aprenda diversos conteúdos e não desperdice tempo. Acabe de uma vez por todas com aquela sensação de raciocínio lento, de não estar saindo no lugar nos estudos.
A importância do raciocínio mais rápido!
Se você está estudando para concursos ou para a faculdade, sabe a importância de ter um bom raciocínio.
Dicas De Estudo Comprovadas!
Receba minhas Melhores Dicas De Estudo Diretamente no Seu E-mail Todas as Semanas! Basta colocar seu e-mail abaixo para receber GRÁTIS.
E para garantir o seu sucesso, é fundamental acertar as questões, aplicando raciocínio lógico e os conhecimentos adquiridos durante os estudos. Ter um raciocínio mais rápido significa processar informações, contextos, dados e detalhes com muito mais facilidade.
Nada de ficar minutos tentando decifrar o que está sendo cobrado na prova. Observe todos os pontos, identifique o problema e resolva. Como você pode ver, ter um raciocínio mais rápido vai ajudar tanto antes quanto durante a prova.
Mas afinal de contas, que dicas são essas? Como ter um raciocínio mais rápido? É o que vou ensinar agora!
1. Pratique sempre (e não pare)
Um dos segredos para ter um raciocínio rápido é praticar com frequência. Isso porque o cérebro humano funciona com base na repetição. Quando fazemos algo repetidas vezes, ficamos acostumados.
Observe o gráfico abaixo. Ele é um exemplo do quanto o tempo aliado a prática é importante para alcançar a proficiência ou domínio do conteúdo.
O mesmo vale para você, pois para alcançar resultados é fundamental praticar o que você aprende. Seja para a prova ou para um concurso público.
Você já sabe da importância de esgotar todo o conteúdo. Mas de nada adianta estudar sem praticar o conteúdo, é preciso colocar em ação.
Essa é a primeira grande dica para ter um raciocínio rápido: exercite o seu conhecimento. Escreva, faça anotações, pense a respeito dos temas estudados.
Esse exercício prático é importante não apenas na vida profissional, como também na vida pessoal.
A regra é simples, você precisa se envolver. Assimilar informações não é entender, uma vez que a fixação do conhecimento depende do grau de envolvimento com o tema.
2. Resolva questões
A resolução de questões é uma das formas mais rápidas de turbinar o cérebro.
Essa dica é especial para você que está estudando para concursos públicos ou para provas em geral. Questões são problemas, que precisam ser encarados de forma lógica.
Ao resolver uma questão, você estará forçando o seu cérebro a trabalhar. Depois de algum tempo de prática, a resolução das questões será automática. Você vai sentir a diferença nos resultados.
Já ficou com aquela sensação de estar exausto após resolver uma bateria de questões? É absolutamente normal.
Significa que você estava usando muito o seu raciocínio, forçando a musculatura cerebral. Resolver questões é uma das melhores dicas para ter um raciocínio rápido.
Pense no seu cérebro como um grande músculo. Para exercitar partes do corpo como pernas, braços e abdômen, algumas atividades físicas são suficientes. Mas o que fazer para tornar o seu cérebro mais forte? Resolvendo questões, raciocinando e aprendendo coisas novas.
Existem inúmeros aplicativos de estudos que podem ajudar você a resolver questões de maneira fácil, principalmente se você está estudando para algum concurso público ou provas em geral.
3. Elimine as distrações
Um dos grandes erros cometidos por aqueles que desejam ter um raciocínio rápido é não focar nos estudos.
Durante o tempo reservado para aprender os conteúdos, evite toda e qualquer distração. O que seriam distrações? Celular, televisão, pessoas, jogos, pensamentos sem conexão com o conteúdo.
Estudos comprovam que o simples fato de ter o celular por perto atrapalha o raciocínio. Além disso, as notificações, vibração e a tentação de olhar a tela do dispositivo contribuem para a redução do raciocínio.
O ideal é estudar sem nenhuma interferência externa. Procure um ambiente agradável, confortável e sem telas luminosas. Não caia no mito do multitarefa. Nós raciocinamos melhor quando estamos realizando uma tarefa de cada vez.
.