Respostas
Resposta:
Presentes em diversos lugares do mundo, os movimentos separatistas pregam pela independência de seus territórios. Um dos mais famosos grupos deste tipo encontra-se na Irlanda, o IRA (Exército Republicano Irlandês), que prega a separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexação à República da Irlanda. Outra organização conhecida é o ETA (Euskadi Ta Askatasuna), que procura a independência da região do País Basco (Euskal Herria), de Espanha e França.
A maioria destes grupos concentra-se no continente Europeu, mas existem diversos movimentos separatistas no Brasil. Em sua maioria, lutam pela independência de alguns territórios brasileiros. Geralmente, suas motivações são políticas e econômicas, baseadas na autodeterminação das populações originárias de certa região.
Apesar de existirem diversos grupos contemporâneos, estas organizações estão presentes no país desde a época de Amador Bueno, um paulista que o povo aclamou rei em São Paulo. Este episódio confunde muitas pessoas que acham que foi D. Pedro I o pioneiro a gritar independência no país.
Entre os principais momentos históricos de independência no Brasil, outro movimento que teve sucesso foi a Província Cisplatina que, após o término da Guerra da Cisplatina, conseguiu a independência tornando-se a República Oriental do Uruguai, atual Uruguai.
Explicação: