Respostas
Resposta:
A Aliança Nacional Libertadora foi um partido de esquerda que ganhou muito destaque político durante o Governo Constitucional da Era Vargas (1934-1937), tendo como o principal expoente o Luís Carlos Prestes e apoiado por um grupo muito heterogêneo. A ANL foi contrário ao movimento político militar de 1930 e defendia a existência de um governo popular, o não pagamento da dívida externa e a promoção de uma reforma agrária.
O partido, portanto, foi colocado na ilegalidade e tentou derrubar o poder por meio da chamada "Intentona Comunista", em 1935, falhando significativamente.
Explicação:
A Aliança Nacional Libertadora foi contra o golpe de estado acontecido em 1930, no qual destituiu o então presidente Washigton Luís para colocar no poder Getúlio Vargas.
Aliança Nacional Libertadora
- Formada por comunistas, operários e intelectuais de esquerda
- Questionava o governo de Getúlio Vargas
O movimento político militar que aconteceu em 1930 foi um golpe armado que pôs Getúlio Vargas no comando do governo brasileiro, impedindo que o presidente eleito Júlio Prestes assumisse.
Intentona Comunista
- Liderada por Luís Carlos Prestes
- Apoiada pela Aliança Nacional Libertadora
- Visava depor Getúlio Vargas
Essa tentativa de tirar Getúlio do poder não foi bem sucedida, resultando em várias prisões e na ilegalidade da Aliança Nacional Libertadora.
Entenda mais sobre Aliança Nacional Libertadora em: https://brainly.com.br/tarefa/17546245.