a) Descreva a tundra, a taiga e o tipo de exploração que se faz delas.
b) Analise os riscos de degradação ambiental que as afetam.
Respostas
Resposta:
a) A tundra é uma formação vegetal constituída por liquens, musgos e espécies herbáceas que ocorrem em regiões subpolares durante os poucos meses de degelo. A taiga ou floresta boreal de coníferas é uma formação típica de regiões de climas temperados frios, com poucas espécies adaptadas à rigorosidade do clima. As árvores possuem folhas em forma de agulha, conhecidas como aciculifoliadas. Economicamente, a tundra serve ao pastoreio transumante de renas e caribus, e a taiga, para a extração de madeira e celulose.
b) A tundra, por localizar-se em regiões de escassa ocupação humana e por ter caráter cíclico (desaparece durante o inverno e retorna no verão), sofre pequeno risco de degradação. Eventualmente, podem ocorrer os seguintes problemas ambientais: poluição em áreas próximas à exploração de petróleo e gás natural (como no Alasca e na Sibéria, por exemplo); contaminação radioativa, como a que foi provocada pelo acidente de Chernobyl (Rússia); chuvas ácidas provocadas pela poluição atmosférica trazida pelos ventos. Já a taiga, por ser uma floresta, é afetada pelo desmatamento, para a extração da madeira; e também pela degradação por chuvas ácidas, quando localizadas em áreas próximas a grandes regiões industriais (como Rússia, Países Nórdicos e Canadá).
a) A tundra é um tipo de vegetação rasteira, sem a presença de árvores. É composta principalmente por gramíneas, musgos, ervas e vegetação de menor porte. Está localizada em regiões que recebem pouca luz solar e baixa quantidade de chuvas no Hemisfério Norte do globo em regiões como Canadá, Noruega e Suécia.
O clima da região é polar, muito frio e seco. Seu solo permanece congelado na maior parte do ano. A exploração da tundra ocorre através do seu solo que é rico em combustíveis fósseis como petróleo e gás.
A taiga é um bioma formado principalmente por pinheiros e é encontrada em regiões de altas latitudes. Nesta região é marcante a presença do clima polar e subpolar. A floresta está localizada no Hemisfério Norte em regiões dos Estados Unidos, Canadá e Rússia.
Os pinheiros apresentam folhas modificadas em formato de espinhos e uma película cerosa, que os ajudam a perder menor quantidade de água e a não acumular neve em suas folhas durante o rigoroso inverno . As árvores desta floresta foram intensamente utilizadas pela indústria do papel e da celulose.
b) Os riscos que a taiga corre com a degradação ambiental, são a perda de sua vegetação natural e também de espécies da fauna como os ursos polares. Além de problemas relacionados com a poluição do ar e ao derramamento de óleo.
A taiga também está ameaçada pela perda de suas espécies vegetais e animais com o avanço da degradação da floresta, causando um grave desequilíbrio ambiental que pode resultar na extinção de espécies.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/22998017