Você sabe o que é a Taxa de Juros Selic e como ela afeta a economia e os investimentos? Faça uma breve pesquisa sobre o que é a taxa Selic, sua importância e quem são os responsáveis por definir as metas dessa taxa. Em seguida, compare o valor da taxa Selic do primeiro semestre de 2020 com o valor desta taxa no primeiro semestre de um ano de sua escolha.
Respostas
Resposta:
O termo Selic é uma sigla, e significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia.
Na verdade, ela é um sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.
Boa parte destes ativos é comprada pelos grandes bancos. Por lei, eles são obrigados a direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC.
O volume de operações bancárias em um único dia é enorme. Ao somar o montante de todas as instituições, o total é ainda maior.
Então, o BC impõe que os bancos devem fechar o dia com o caixa equilibrado. O objetivo é evitar excesso de dinheiro em circulação, que por sua vez, controla a inflação.
Para isso, as instituições fazem empréstimos entre elas. Há uma taxa de juros e também a emissão de títulos de curtíssimo prazo (1 dia).
Assim, é feita uma média ponderada e ajustada que é divulgada diariamente. Ela é a taxa Selic Overnight. No ano, ela é a taxa Selic anual.
A taxa Selic que conhecemos é a Taxa Selic Meta. Ela é estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária).
A equipe do Copom se reúne a cada 45 dias, para decidir os rumos da taxa básica de juros do próximo período.
Resposta:
O termo Selic é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia
Explicação:
A Taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, que se baseia em inúmeros indicadores financeiros do país para chegar a uma taxa. Nessas decisões, a Selic pode tanto se manter estável, sem alterações, quanto aumentar ou diminuir em pontos percentuais.