• Matéria: Artes
  • Autor: heliogabriel660
  • Perguntado 6 anos atrás

linguagem artística na atualidade se assemelha a técnica do afresco? CITE o nome e duas características principais


leticiavitoria1543: vc aseitou ser meu amigo
heliogabriel660: sim
leticiavitoria1543: entao...
leticiavitoria1543: vc quer conversar
leticiavitoria1543: se vc quiser
heliogabriel660: agr nao da pq eu vou sair agr em
leticiavitoria1543: ta nao tem ploblema
leticiavitoria1543: tchau
leticiavitoria1543: oi
tatianebasilio: rsrs

Respostas

respondido por: DeividStrugala
8

Resposta:

O afresco é uma técnica de pintura em paredes ou tetos de gesso ou revestidas com argamassa, ainda frescas, e geralmente assumem a forma de mural. Muitas vezes, inclusive, o termo é utilizado para referir-se a pintura mural em geral.

O afresco, derivado de “buona fresco”, que significa “boa nova”, em italiano, já era utilizado por gregos e romanos, tendo relatos históricos de sua utilização na decoração da Pinacoteca da Acrópole de Atenas, que datam do século V a.C..

O afresco foi utilizado na arte medieval, renascentista e barroca. Muitos afrescos de todas estas épocas podem ser apreciados na Itália, berço, conjunto com a Grécia, da técnica. Mas a técnica também pode ser encontrada na cultura de chineses e hindus.

A técnica exige do artista muita destreza e rapidez, pois a secagem é muito rápida, o que obriga o pintor a ser ainda mais rápido e competente no que faz. Uma das grandes desvantagens do afresco é a quase impossibilidade de corrigir erros depois da conclusão da pintura.

As etapas de preparação para a execução do afresco são a preparação do suporte – parede, teto – colocação da argamassa, a pintura do afresco e a colocação da camada de cristalização, para proteção da obra.

Os principais nomes do afresco são: Giotto, primeiro grande mestre da técnica, Masaccio, Rafael, Michelangelo, Tiepolo, Nazarenes, Cornelius, Riviera, Orozco e Siqueiros.

Perguntas similares