• Matéria: Sociologia
  • Autor: jennysilva091
  • Perguntado 6 anos atrás

Relacione e Explique os conceitos de globalização e nova ordem mundial, criando exemplos para ambos os casos:
Algueeeem me ajudaaa preciso pra hoje

Respostas

respondido por: talitagamer
17

Resposta:

A Nova Ordem Mundial e a Globalização da economia

A expressão Nova Ordem Mundial, usada pela primeira vez, pelo então presidente norte-americano Ronald Reagan, no fim da década de 1980, quando fez citação ao processo de queda da União Soviética e à reorganização geopolítica das potências mundiais, é definida da seguinte forma: “um conceito social, econômico e político que faz referência ao contexto histórico do período Pós Guerra Fria” (guerra sem armas).

Mais recentemente, o então presidente George Bush, por sua vez, chamou a Nova Ordem Mundial de multipolar, em função dos novos polos econômicos, destacando-se, dentre eles, Japão, China, Rússia e União Europeia. Com o surgimento da Nova Ordem Mundial, a rivalidade entre os sistemas econômicos opostos, a classificação dos países em 1º, 2º e 3º mundos e a ordem bipolar, EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo), tiveram fim.

O termo Nova Ordem Mundial vem sendo utilizado de forma muito abrangente, de acordo com o contexto histórico, entretanto, pode ser definido como uma iniciativa que objetiva uma profunda alteração e o estabelecimento de um novo equilíbrio nas relações de poder entre os países no cenário internacional.

Explicação:

acho que é isso,espero ter ajudado

respondido por: 01234lorenamelo
4

Resposta:

É muito importante que fique entendido que a Nova Ordem Mundial não é um novo mundo, no qual estão assegurados o respeito às minorias, à ordem e à estabilidade. A Nova Ordem Mundial não significa um mundo de paz, pois é, simplesmente, a constituição de um novo arranjo geopolítico e econômico no plano internacional.

A Globalização da Economia é um dos processos de integração econômica, social, cultural e política, através do qual se verifica a redução dos custos de transporte e comunicação entre os países. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países desenvolvidos, cujos mercados internos já estão saturados. Seu início ocorreu no final do século XX e início do século XXI.

O processo de Globalização da Economia está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, gerando, com isso, a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio, até então restrito ao seu mercado de atuação, para mercados distantes e emergentes, sem necessidade de um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se, consequentemente, o aumento desenfreado da concorrência.

Em resumo, a Globalização da Economia é o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer nesse movimento de expansão. Trata-se da continuação do processo de internacionalização do capital, que se iniciou com a extensão do comércio de mercadorias e serviços, passou pela expansão dos empréstimos e financiamentos e, em seguida, generalizou o deslocamento do capital industrial através do desenvolvimento das multinacionais.

Perguntas similares