Um dos instrumentos da política macroeconômica é a política fiscal. A política fiscal refere-se às ações do governo quanto aos seus gastos e receitas. Podemos dizer que existem dois tipos de política fiscal: a expansiva e a restritiva. Com base nisso, responda: a) O que vem a ser uma política fiscal restritiva? b) O que vem a ser uma política fiscal expansiva?
Respostas
Resposta:
A) Política Fiscal restritiva: é usada quando a demanda agregada supera a capacidade produtiva da economia, no chamado "hiato inflacionário", onde os estoques desaparecem e os preços sobem;
B) Política Fiscal expansiva: é usada quando há uma insuficiência de demanda agregada em relação à produção de pleno - emprego.
A) Essa política se refere à diminuição dos gastos governamentais e ao aumento da carga tributária. Com ela, medidas são adotadas afim de que haja uma redução significativa nos níveis de emprego. Quando há inflação, essa política aumenta a arrecadação tributária por exemplo.
B) No caso desta política, há o aumento de gastos governamentais e/ou redução da carga tributária. A adoção desse tipo de política pode resultar, por exemplo, no aumento do consumo das famílias e dos investimentos, no estímulo às exportações, na inibição das importações mediante imposição de tarifas por exemplo.
A inflação em relação às políticas fiscais
A inflação é afetada pontualmente pelas políticas fiscais, que fazem o PIB crescer durante um prazo curto. O aumento dos gastos do governo é influente com o propósito adjunto, enquanto uma menor estimativa leva ao aumento da receita disponível, incrementando o consumo e os investimentos privados. Esse aumento de crescimento do PIB torna o a lacuna do produto mais positivo, diminuindo a taxa de desemprego, o que leva a inflação a subir devido a reajustes de preços salariais e preços de mercado.
Espero ter ajudado! Que tal aprender mais sobre inflação? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/11955276
#SPJ2