Respostas
Resposta:
Em 1249 as fronteiras de Portugal no continente europeu estabilizaram-se em forma quase idêntica à que conhecemos hoje. Pareceria que nenhuma cousa importante aconteceu nos séculos que decorreram desde então.
Porém, nada mais longe da realidade. A partir de 1415 Portugal iniciou uma expansão através do mar, conquistando territórios em todos os continentes e multiplicando a sua área por mais de cem vezes; o primeiro dos impérios coloniais da era dos descobrimentos.
Mas para todos os territórios que Portugal colonizou, afinal chegou a descolonização. Alguns territórios foram trocados em tratados, como Filipinas ou Uruguai; outros anexados por outras nações, como Goa ou Macau; e outros independentizados, como o Brasil na década de 1820 e o resto na década de 1970. Seis séculos depois, a nação portuguesa retornou ao ponto de partida.
Contudo, de esse desaparecido Ultramar Português, uma herança ficou: um conjunto de povos de todo o mundo, cá e lá, nos que a língua e cultura portuguesas arraigaram para sempre. Essa é a Lusofonia.
Explicação:
espero ter ajudado :)