A construção do processo de validação de um produto ou serviço para o cliente é algo que vai exigir da empresa um conhecimento das necessidades reais do consumidor, daquilo que já existe no mercado e já atende às suas expectativas naquele momento. Com base nesse conhecimento, o empreendedor vai desenhar o seu produto mínimo viável e testá-lo junto ao seu seu público-alvo para saber qual será a aceitação e de que forma será capaz de conseguir uma maior assertividade no que se refere à sua proposta de valor. Elaborado pelo professor, 2020. Partindo desse entendimento e dos estudos sobre a validação pelo cliente, analise as afirmativas a seguir. I. O processo de busca do cliente envolve a descoberta e validação do cliente, após essa etapa do contato direto do cliente com o produto mínimo viável, será o momento de fazer a rearticulação. II. Nessa etapa, será testada somente uma etapa do modelo de negócios, como é o caso da proposta de valor e da segmentação de clientes, pois a validação de canais e relacionamentos será feita em outro momento. III. O modelo de receita dentro da validação do produto mínimo viável se refere à capacidade que a empresa possui de confirmar se a proposta de valor será viável para uma grande quantidade de indivíduos. É correto o que se afirma em: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Alternativa 5:
I, II e III.
Explicação:
Alternativa I = Rearticulação ou Avanço no Modelo de Negócio
O processo de construção de um negócio passa por tentativa e erro. A mudança de rumos, fruto da aprendizagem com os clientes e com o testes das hipóteses é a razão de sucesso de inúmeras empresas. A seguir, veremos algumas ideias sobre o ato de pivotar.
Pivotar é girar em volta de um pivô (agente principal,
eixo).
Outro cuidado é cometer as falhas o mais cedo
possível e com mais frequência. Assim, o ato de
pivotar será mais barato e rapidamente encontramos
o encaixe do modelo de negócios.
Alternativa II = é a diferenciação de processos por etapas. Primeiro, conhecer o cliente e entender a demanda, o tipo de produto que o cliente procura, e entender a melhor estrategia em campo para aplicar para o cliente, então entramos com o MVP (Produto Minimo Viável), onde é inserido um produto básico de teste com orçamento baixo, para testar e após o teste verificar sua utilidade para o cliente, assim podendo passar para a próxima etapa que são os CANAIS e RELACIONAMENTOS, onde a empresa já pode e sabe investir em novos clientes com o melhor desempenho, e distribuição do seu produto no mercado e com isso mantendo um bom relacionamento com seus clientes atuais e futuros e novos clientes.
Alternativa III = Sim, pois o MVP é a solução momentânea de teste, aplicado no cliente, tendo a capacidade de avaliar, testar, informar e coletar dados. Podendo modificar o projeto rapidamente e arrumar com custos baixos caso necessário. E com isso informar ao cliente se o projeto é algo viável e funcional.