Durante o governo de Péricles (461-429 a.C.) a democracia ateniense atingiu sua plenitude. Tratava-se de uma democracia direta, ou seja, tinham direitos todos os cidadãos atenienses de sexo masculino, com idade superior 18 anos a participar das assembleias públicas. Todos que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. A palavra final decidia os tratados, as guerras, a paz, enfim os feitos governamentais. Assinale a alternativa CORRETA: A) A democracia ateniense incluía mulheres e escravos. B) Em Atenas apenas os cidadãos participavam das decisões políticas. C) Na democracia ateniense todas as pessoas tinham direito ao voto. D) Eram considerados cidadãos atenienses todos que nasciam em Atenas. E) Todas corretas
Respostas
Atenas é considerada o berço da democracia, pois, foi lá que surgiu essa forma de governo basedo no poder do povo. Entretanto, a democracia ateniense e a democracia moderna do ocidente possuem grandes diferenças.
A Democracia Ateniense
A democracia de Atenas é considerada direta e excluente, pois:
- Democracia direta: todos os cidadãos participavam diretamente das decisões políticas. Sendo assim, se reuniam na ágora e deliberavam diretamente sobre os problemas;
- Demoracia excluente: embora fosse uma forma de governo que dá aos cidadãos o poder, ela excluía parte da população da política. Cidadão ateniense que poderia participar da política eram os homens, maiores de 18 anos e filhos de pai e mãe ateniense. Deste modo, mulheres, estrangeiros e escravos não possuíam esse direito.
Democracia Moderna
A democracia moderna é marcada pela representatividade, isso é, o povo vota e escolhe um representante que irá governar em seu lugar. Logo, a população não participa diretamente das decisões tomadas e dos assuntos discutidos, pois isso é dever daquele que foi eleito.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que a alternativa correta é a "B".
Aprofunde seu conhecimento:
Democracia: brainly.com.br/tarefa/28177482
Crise da Democracia Representativa: brainly.com.br/tarefa/18716068