Respostas
Resposta:
É sobre o racismo estrutural e impregnado no "senso crítico" das pessoas que cometem esse tipo de agressão/preconceito, sendo intencional ou não. Além de expor sobre as lutas diárias da comunidade negra em busca de respeito, direitos básicos e espaço na sociedade.
Explicação:
Trechos dos quais: "A carne mais barata do mercado é a carne negra" e "Brigar por justiça e por respeito", comprovam o que foi dito acima!
"A Carne" é uma canção composta por Marcelo Yuka, Seu Jorge e Ulisses Cappelleti, para um grupo chamado Farofa Carioca em seu álbum de estreia entitulado "Moro no Brasil" em 1998.
Quatro anos depois, em 2004, a cantora e compositora Elza Soares regravou a canção para seu álbum "Do Cóccix Até o Pescoço" o que evidenciou ainda mais uma canção que claramente faz denúncia ao racismo estrutural e a sociedade brasileira como um todo. Elza que já era conhecida por sua história e luta marcante contra o preconceito ao longo de toda a sua carreira, se tornou ainda mais o rosto das campanhas a favor principalmente do povo preto.
A letra da música faz denúncias graves sobre o preconceito e da forma que o negro é visto e tratado na sociedade brasileira, desde o tempo da escravidão até os dias atuais. Elza canta lindamente sobre a dívida que o mundo tem com o povo preto, dívida essa que será carregada por muitos séculos e jamais será esquecida.
Um dos trechos da música faz clara alusão aos mercados negreiros, onde as pessoas pretas eram vendidas e trocadas com outros senhores:
"A carne mais barata do mercado é a carne negra
A carne mais barata do mercado é a carne negra
Só-só cego não vê
Que vai de graça pro presídio
E para debaixo do plástico
E vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquíatricos"
Espero ter ajudado!
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20530170